23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Iapen expõe instrumentos musicais fabricados por apenados na ExpoAcre Juruá

Atualizada em 02/08/2024 09:02

Durante as quatro noites de Expoacre Juruá, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) está expondo em seu estande instrumentos musicais fabricados por detentos. A iniciativa combina reintegração social e valorização da cultura. Os detentos do Complexo Penitenciário de Rio Branco, no Acre, fabricam instrumentos musicais como parte de um projeto de ressocialização. O projeto, que tem o apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, visa oferecer capacitação profissional e uma nova perspectiva de vida aos internos.

O projeto, intitulado “Sons da Liberdade”, começou há três meses e já produziu alguns violões, com o trabalho de 15 apenados. Os detentos recebem treinamento especializado de luthiers experientes, aprendendo desde a seleção e tratamento da madeira até a montagem e afinação dos instrumentos.

“Além de fornecer uma habilidade profissional, a fabricação de instrumentos musicais tem um impacto terapêutico significativo.” Explicou o coordenador do projeto, Jardel Costa.

A atividade manual e a criação de algo belo e útil ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade entre os detentos. A escolha dos 15 apenados é feita pelo setor de execução penal, passando pelo serviço de inteligência, como também a verificação do comportamento dos detentos.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Grande público marca abertura do rodeio na Expoacre Juruá

Jamile Romano

Com mínimas de 12ºC, nova frente fria chega ao Acre neste fim de semana.

Jamile Romano

Estudantes de Rio Branco se classificam em 1º lugar para etapa nacional do Prêmio do Ministério Público do Trabalho

Jamile Romano

Seplan realiza curso sobre Execução Orçamentária, Financeira e Contábil

Raimundo Souza

Sejusp reforça policiamento com drone e terrestre em Rio Branco

Marcio Nunes

Veja pontos de coleta no Acre e saiba o que doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Jamile Romano