24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

HPV: Mais de 30 mil jovens devem ser imunizados contra vírus em Rio Branco, diz PNI

Atualizada em 11/03/2025 09:17

Mais de 30 mil jovens devem ser imunizados contra o Papilomavírus Humano, conhecido como HPV, em Rio Branco este ano. Esta é a cobertura pretendida pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI) no estado, que lançou a estratégia de vacinação na capital com foco em adolescentes.

A vacina é garantida, de forma gratuita, no Sistema Único de Saúde (SUS) para adolescentes. De acordo com o governo estadual, a estratégia foi lançada pelo Ministério da Saúde (MS) no final de fevereiro, e seguirá de forma gradual até abranger todos os municípios. A saúde estadual visa imunizar 40% da população estimada na faixa etária na capital, o que deixa a previsão em 31,2 mil jovens.

A coordenadora do PNI no Acre, Renata Quiles, explicou que as estratégias são necessárias para vencer os tabus que permeiam o HPV, que é uma das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) mais comuns.

“A vacina contra o HPV tem como objetivo prevenir a infecção por um vírus perigoso, que é o papilomavírus, microorganismo que está intimamente relacionado aos casos de câncer de colo de útero, pênis, vagina, vulva e orofaringe. Justamente por falarmos tanto sobre as questões íntimas, relacionadas a órgãos genitais, existe uma resistência em aderir a essa vacina”, ressaltou.

Ainda conforme o estado, as estratégias envolvem planos de ação elaborados pelos próprios municípios, com base em dados locais. Estão previstas ações em pontos estratégicos para facilitar o acesso desse público ao imunizante.

Acre é o 2º com mais jovens não imunizados

Outra medida adotada pelo MS nos esforços pela ampliação da cobertura contra o HPV foi a criação de um painel que disponibiliza a cobertura vacinal por faixa etária desde 2014. Assim, gestores poderão saber os pontos mais críticos.

De acordo com o governo do estado, o painel coloca o Acre como o 2º estado com mais jovens não imunizados contra a infecção, atrás apenas de São Paulo. Conforme a ferramenta, o índice de não vacinados no estado é de 40%, enquanto no território paulista esta taxa ficou em 54%.

“Temos vacinas suficientes e um planejamento sólido para garantir a vacinação dos nossos adolescentes, incluindo aqueles que não foram vacinados na idade recomendada e que agora estão fora dessa faixa”, destacou o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), Eder Gatti.

[g1]

Artigos Relacionados

Prefeito anuncia que todos os esforços da gestão estão voltados em atender os desabrigados da enchente

Jamile Romano

Brasil tem quase mil mortes por dengue em investigação

Marcio Nunes

Prefeito de Rio Branco destaca avanço nas obras do Viaduto Mamedio Bittar

Jamile Romano

Idaf participa do Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos do Ministério Público do Acre

Raimundo Souza

Pesquisa Fecomércio aponta cesta básica com redução de 10,14% em Rio Branco

Marcio Nunes

Estado entrega kits de higiene pessoal e acompanha atividades realizadas no presídio feminino

Jamile Romano