24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Homenagem às elas: Semulher realiza ações no interior do Estado

Atualizada em 08/03/2024 11:02

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), por meio dos Centros Especializados de Atendimento à Mulher (CEAMs) do Alto Acre e Juruá realizaram, na quinta-feira, 7, uma série de ações às mulheres que se encontram nos abrigos por conta das cheias dos rios e igarapés no Estado. As ações contaram com sorteios, momentos de celebração de fé e, também, cuidados com a autoestima das atingidas.

Segundo a secretaria de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa Pereira, as atividades previstas para o Dia Internacional da Mulher foram adiadas por conta das enchentes. “Porém, não nos esquecemos das mulheres e, por isso, achamos de suma importância realizar ações para elevar a autoestima delas – tão abalada neste momento – e para reforçar o apoio do governo do Estado. Já passamos por Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul e Brasiléia”, reiterou.

Em Brasiléia, a ação foi realizada na Escola Estadual Kairala José Kairala e, na ocasião, as mulheres foram homenageadas, além de contarem com rodas de conversas sobre segurança, orientação e conscientização quanto aos diversos tipos de violência contra a mulher.

De acordo com a coordenadora do Centro Especializado de Atendimento às Mulheres do Alto Acre (CEAMAA), Elizabeth de Araújo, o evento contou com a participação de um pároco, para fortalecimento da fé, e de um momento cultural com o cantor Márcio Leite.

“Além disso, fortalecemos a autoestima destas mulheres com tranças – realizadas pelo artista Nizomar Filho – e sorteio de brindes. Para fechar, elas receberam um lanche especial para que o momento – embora triste – seja amenizado”, explicou Araújo, acrescentando ainda que, com a participação da Patrulha Maria da Penha, as mulheres puderem ter acesso à rede de combate à violência de gênero. “Além disso, contamos com a participação da promotora de Justiça Pauliane Mezabarba, que reforçou a importância da rede de atendimento à mulher ao lado da coordenadora do Organismo de Políticas Públicas para Mulheres (OPM) de Brasiléia, Suly Guimares”.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Educação realiza pré-Enem Legal para os alunos da escola Humberto Soares

Marcio Nunes

PF faz operação de combate abuso sexual infantojuvenil no Acre

Jamile Romano

Com vagas para Rio Branco, Sesc abre processo seletivo

Jamile Romano

Em emergência por síndromes gripais, AC não tem vacina contra gripe na rede pública; clínicas cobram até R$ 135

Jamile Romano

Poder Judiciário do Estado do Acre disponibiliza vagas em programa de residência em TI

Marcio Nunes

Prefeitura instala novas bombas e evita desabastecimento de água na capital

Marcio Nunes