23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

HIV: Anvisa aprova medicação com quase 100% de eficácia na prevenção

Publicado em 12/01/2026

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, nesta segunda-feira (12), uma nova indicação para o medicamento Sunlenca (lenacapavir). Agora, ele passa a ser utilizado como PrEP (profilaxia pré-exposição) para reduzir o risco de infecção por HIV.

O lenacapavir é um medicamento injetável semestral desenvolvido pela farmacêutica Gilead Sciences. Ele atua como um inibidor de fusão capside, o que significa que ele interfere no capsídeo do HIV, uma capa de proteína que protege o material genético do vírus e as enzimas necessárias para a replicação. Seu uso é injetável, abaixo da pele, sendo necessária a aplicação apenas duas vezes por ano — uma a cada seis meses.

Em estudos clínicos, o lenacapavir demonstrou alta eficácia no combate ao HIV. No trabalho PURPOSE 1, o medicamento apresentou 100% de eficácia na redução da incidência de HIV em mulheres cisgênero. Já no PURPOSE 2, ele obteve 96% de eficácia na prevenção da infecção em um público mais diverso, incluindo homens cis e pessoas trans. Além disso, o medicamento se mostrou 89% mais eficaz do que a PrEP oral diária.

A aprovação da Anvisa acontece meses após a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomendar o lenacapavir como opção adicional para PrEP, classificando-o como a melhor alternativa após uma vacina.

A indicação é destinada a adultos e adolescentes a partir de 12 anos, com peso mínimo de 35 kg, que estejam sob risco de contrair o vírus. Antes de iniciar o tratamento, é obrigatório realizar teste com resultado negativo para HIV-1.

[CNN Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Fogos com estampido põem em risco vidas de animais e pessoas

Raimundo Souza

Mais Médicos: Saúde anuncia 2,2 mil novas vagas e cadastro reserva

Marcio Nunes

Devedores da Receita Federal já podem quitar dívidas sem multa e juros

Jamile Romano

CBF anuncia datas e detalha formato da nova Copa do Brasil; veja mudanças

Marcio Nunes

Trump diz a Lula que Brasil e EUA se darão bem juntos

Redacao

CFM entra na Justiça contra cotas na residência médica

Raimundo Souza