23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Greve de motoristas de ônibus pode ser retomada na sexta caso subsídio não seja aprovado

Publicado em 10/09/2025

Os motoristas de ônibus de Rio Branco podem voltar a cruzar os braços na próxima sexta-feira, dia 12, caso o projeto de reajuste do subsídio ao transporte público não seja aprovado pela Câmara Municipal até a sessão marcada para quinta-feira, 11. A informação foi confirmada por Antônio Neto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Passageiros e Cargas do Estado do Acre.

De acordo com Neto, a empresa que opera o sistema de transporte coletivo condiciona a concessão de reajuste salarial à categoria à liberação dos recursos por parte da prefeitura. A votação do projeto na Câmara é, portanto, vista como decisiva para evitar uma nova paralisação.

“A empresa deixou claro que só poderá aplicar o aumento salarial caso o subsídio seja reajustado. Se até amanhã o projeto não for aprovado, vamos nos reunir novamente com a diretoria do sindicato e a empresa. Persistindo esse impasse, vamos parar as atividades na sexta-feira”, afirmou Neto em entrevista à imprensa.

A categoria reivindica um aumento de 7% nos salários e uma correção de 10% no auxílio-alimentação. Mais de 400 trabalhadores seriam beneficiados com as mudanças. O sindicato chegou a anunciar uma greve no dia 9, mas decidiu suspender a mobilização temporariamente após negociações com a gestão municipal. No entanto, o indicativo de paralisação continua válido, dependendo do resultado da votação no legislativo.

Neto reforçou que os trabalhadores estão aguardando a resolução entre a prefeitura e a empresa responsável pelo transporte. “O subsídio é uma questão entre o poder público e a concessionária. Nós estamos apenas esperando que a definição aconteça para que nossos direitos sejam respeitados”, concluiu.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Encerramento da 23ª Semana Nacional de Museus terá painel em homenagem a João Donato e show da banda Retrorock no MPA, neste domingo

Raimundo Souza

IML do Acre aguarda há uma semana familiares para liberar corpo de Madson José de Souza

Redacao

Arlenilson Cunha denuncia grave caso de assédio moral no Iapen

Marcio Nunes

O senador Alan Rick sugere a eliminação da segunda fase do Revalida no Programa Mais Médicos

Raimundo Souza

Morre Tuíre Kayapó, ícone da defesa dos direitos indígenas

Raimundo Souza

São Francisco bate Plácido de Castro, vira líder e garante classificação às semifinais do Acreano Série B

Redacao