32.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Grande procura marca primeiro dia de matrícula para cursos da Escola de Música do Acre

Publicado em 12/02/2026

A Escola de Música do Acre (Emac) registrou grande procura, com mais de 150 fichas distribuídas no primeiro dia de matrículas para os cursos gratuitos de 2026. Nesta quinta-feira, 12, as inscrições foram destinadas aos candidatos maiores de 18 anos e à comunidade em geral.

Comunidade comparece para garantir uma das 459 vagas oferecidas gratuitamente pelo governo do Estado. Foto: Cássia Veras/SEE

Adultos de diferentes idades compareceram para garantir uma vaga e dar início ou continuidade à formação musical. A professora Nonata Guedes foi uma das candidatas que buscavam vaga no curso de violão.

“Minha filha estuda aqui e vejo o quanto ela tem aprendido. Os professores são dedicados, acompanham e cobram. Quero aprender para tocar com meus alunos e com minhas crianças na escola”, destacou.

Professora Nonata Guedes quer aprender a tocar violão e foi a primeira a chegar na Emac nesta quinta-feira, 12. Foto: Cássia Veras/SEE

Em busca de crescimento pessoal e novas experiências, a jovem Demily Rebeka Alencar também garantiu presença na fila, pretendendo uma vaga no curso de teclado: “Quero aprender algo novo. Acho muito importante o Estado oferecer esse tipo de vaga para a comunidade, porque ajuda a formar cidadãos mais conscientes”.

Formação que desenvolve talentos e cidadãos

A coordenadora de Ensino da Emac, Raimunda dos Santos, ressalta que o sucesso de público é reflexo de um trabalho consolidado ao longo dos anos.

“É um trabalho que não começou agora. A população reconhece e valoriza, porque a música desenvolve aspectos cognitivos, emocionais e neurológicos. Trabalha percepção, teoria, coordenação motora e o manuseio dos instrumentos”, explica.

Com cursos diversificados e instrumentos disponibilizados, a Emac reafirma seu papel na formação cultural e cidadã da população acreana. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A escola atende desde crianças a partir de 7 anos até adultos e também desenvolve projetos específicos ao longo do ano. Em 2026, uma das novidades são os cursos de sopro, como clarinete e saxofone, fortalecendo ainda mais a variedade formativa da instituição.

A Emac disponibiliza a maior parte dos instrumentos para as aulas práticas, garantindo que os estudantes tenham acesso ao aprendizado mesmo sem possuir instrumento próprio, com exceção daqueles de uso individual, como a flauta doce.

Próximas etapas

De acordo com o cronograma estabelecido no edital, as matrículas prosseguem nesta sexta-feira, 13, e na quinta, 19, para alunos provenientes de escolas públicas do ensino fundamental (a partir do 2º ano, anos iniciais e finais) e do ensino médio (1ª à 3ª série). Caso ainda restem vagas, o dia 20 de fevereiro será destinado aos estudantes de escolas particulares.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Com mais de 1,5 mil inscritos, Acre tem aumento de 43,26% nas inscrições para o Encceja PPL 2024

Marcio Nunes

Juiz de Direito Lois Arruda assume cargo de desembargador nesta sexta-feira, dia 1º

Marcio Nunes

Acre segue entre os estados com maior taxa de desemprego de longo prazo no 2º trimestre de 2025 Redação Economia Real Brasil

Kevin Souza

Rio Acre ultrapassa cota de transbordamento e Prefeitura de Rio Branco entra em ação para ajudar as famílias atingidas

Raimundo Souza

Abertas as inscrições para o 23º Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas

Jamile Romano

Rio Acre tem menor nível em 11 anos após 30 dias sem chuva

Jamile Romano