Atualizada em 22/03/2025 07:01
Como parte da estratégia para se antecipar ao combate de incêndios florestais durante o período de queimadas, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) anunciaram nesta sexta-feira, 21, a abertura do processo seletivo para o preenchimento de 50 vagas de Brigadistas Comunitários.
O objetivo é fortalecer a atuação na prevenção e combate aos incêndios, especialmente nas Unidades de Conservação (UCs).
As vagas estão disponíveis entre vários municípios do estado, incluindo Rio Branco, Bujari, Sena Madureira, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, abrangendo as regiões da Área de Proteção Ambiental (APA) Igarapé São Francisco, APA Lago do Amapá, Floresta Estadual do Antimary, Complexo de Florestas Estaduais do Rio Gregório e a Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Japiim Pentecoste.
As inscrições estão abertas até o dia 2 de abril, e para participar desse processo seletivo é necessário possuir ensino fundamental completo, ter entre 18 e 59 anos completos na data da inscrição, ser brasileiro nato ou naturalizado e estar em dia com suas obrigações eleitorais.
Os documentos necessários para se inscrever são: comprovante de escolaridade, documento pessoal, título de eleitor e comprovante de residência, entre outros requisitos detalhados no edital.
O diretor de Meio Ambiente da Sema, Erisson Cameli, destaca a importância do edital para prevenção e controle de incêndios florestais nas UCs.
“O edital para brigadistas comunitários foi criado especialmente para as pessoas que atuam em áreas sensíveis, com o objetivo de garantir que, estando mais próximas dos locais de risco, a gente consiga ter uma efetividade maior durante o período das secas”.
[Agência de Notícias do Acre]