28.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo sanciona lei que determina a inclusão do ensino de Libras na grade do ensino fundamental estadual

Atualizada em 12/01/2024 08:41

O governo do Acre publicou nesta quinta-feira, 11, no Diário Oficial do Estado, a lei nº 4.323, de 5 de janeiro de 2024, que autoriza o Poder Executivo a incluir o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como tema transversal na rede pública de ensino no Estado.

O governador Gladson Cameli sancionou a lei, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado (Aleac), de autoria do deputado Fagner Calegário, como projeto de lei nº 139/2023, que determina a inclusão do ensino de Libras, no ensino fundamental, à grade curricular do Estado.

Com a lei, os professores surdos terão prioridade para o ensino de Libras, conforme o decreto presidencial nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005.

A equipe de educadores da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) irá se reunir para discutir os caminhos de viabilizar a execução da lei, tendo em vista que há vários aspectos a serem considerados até que de fato a rede consiga inserir e executar essa inclusão no currículo dos estudantes.

“A aprovação dessa lei vem para ampliar as possibilidades de acessibilidade e comunicação no ambiente escolar, entre os alunos surdos e ouvintes, garantindo a inclusão educacional e social do público surdo”, declara Hadhianne Peres, chefe da Divisão de Ensino Especial da SEE.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Maternidade no interior do AC proíbe visitas por causa de síndromes gripais; estado vive emergência

Jamile Romano

Professor Fábio Storch é empossado como novo reitor do Ifac

Marcio Nunes

Segurança Pública realiza abertura do Curso de Operacional Integrado de Segurança Pública Especializado

Raimundo Souza

Prefeito de Rio Branco recebe reitor da Catedral e garante apoio ao Círio de Nazaré

Jamile Romano

De aproveitamento de resíduos sólidos a criação do monitor da sustentabilidade, mulheres impulsionam pesquisas para o desenvolvimento da Amazônia

Raimundo Souza

Celebrando meio século de bravura e excelência no Acre, Corpo de Bombeiros encerra 2024 com melhorias na estrutura e efetivo militar

Raimundo Souza