23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo sanciona lei que determina a inclusão do ensino de Libras na grade do ensino fundamental estadual

Publicado em 12/01/2024

O governo do Acre publicou nesta quinta-feira, 11, no Diário Oficial do Estado, a lei nº 4.323, de 5 de janeiro de 2024, que autoriza o Poder Executivo a incluir o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como tema transversal na rede pública de ensino no Estado.

O governador Gladson Cameli sancionou a lei, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado (Aleac), de autoria do deputado Fagner Calegário, como projeto de lei nº 139/2023, que determina a inclusão do ensino de Libras, no ensino fundamental, à grade curricular do Estado.

Com a lei, os professores surdos terão prioridade para o ensino de Libras, conforme o decreto presidencial nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005.

A equipe de educadores da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) irá se reunir para discutir os caminhos de viabilizar a execução da lei, tendo em vista que há vários aspectos a serem considerados até que de fato a rede consiga inserir e executar essa inclusão no currículo dos estudantes.

“A aprovação dessa lei vem para ampliar as possibilidades de acessibilidade e comunicação no ambiente escolar, entre os alunos surdos e ouvintes, garantindo a inclusão educacional e social do público surdo”, declara Hadhianne Peres, chefe da Divisão de Ensino Especial da SEE.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Homem é preso após agredir mãe e irmãos em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre

Kevin Souza

“O X da Questão”, de domingo, 07, debateu o legado da ‘Constituição Cidadã’ e a crise dos poderes: ex-constituintes debatem o Brasil de 1988 e a atualidade

Raimundo Souza

Prefeitura esclarece motivos que levaram à retirada das bancas de ambulantes nas imediações do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco

Raimundo Souza

Governador Gladson Cameli participará de reunião com ministros para tratar sobre mudanças climáticas e queimadas

Jamile Romano

Rio Branco suspende credenciamento para construção de 544 moradias populares

Kevin Souza

Polícia Civil do Acre participa do 1º Encontro Interagências de Inteligência das Regiões Norte e Nordeste

Jamile Romano