26.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo reforça emergência ambiental no Acre por conta do agravamento da estiagem

Publicado em 20/08/2024

Em novo decreto, publicado nesta terça-feira, 20, o governo do Acre reforçou a emergência ambiental em todos os municípios do estado devido ao agravamento da estiagem, com risco de incêndio em áreas de cobertura florestal, queimadas descontroladas e elevada emissão de fumaça. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

“Fica declarada situação de emergência de nível II em todo o Estado do Acre, em decorrência do fenômeno classificado e codificado como desastre natural climatológico – seca – incêndio florestal – incêndio em áreas não protegidas, com reflexos na qualidade do ar”, diz o Decreto nº 11.535.

Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Carlos Batista, a decisão leva em consideração os impactos da seca que se agravaram no primeiro semestre deste ano.

“O decreto de emergência é mais um mecanismo para que possamos dar celeridade às nossas ações de enfrentamento a esse período crítico de seca. Entendemos a complexidade da situação, sobretudo nos municípios mais isolados. Estamos atuando para a preservação do bem-estar da população e das atividades socioeconômicas em todas as regiões afetadas”, explica Carlos Batista.

despesas necessárias para a instalação e manutenção de abrigos, fornecimento de insumos, suporte logístico e demais medidas administrativas urgentes consideradas necessárias à manutenção ou ao restabelecimento da capacidade de resposta do poder público para o enfrentamento da emergência de que trata este Decreto”, finaliza.

Também fazem parte das ações campanhas de conscientização para informar a população sobre os riscos da atual emergência. A vigência do decreto é de 180 dias, podendo ser prorrogada conforme a evolução da situação.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Boletim enchentes- 28 de março

Jamile Romano

Nota de pesar pelo falecimento do comunicador Douglas Richer

Raimundo Souza

Cruzeiro do Sul registra o segundo maior número de ocorrências relacionadas a drogas no Acre em 2025

Kevin Souza

Bocalom sanciona lei que torna a Vigilância Sanitária 100% Digital

Redacao

Tarauacá e Mâncio Lima decretam situação de emergência devido às cheias dos rios

Raimundo Souza

Alunos do Instituto São José embarcam em um city tour pelo patrimônio histórico no centro de Rio Branco

Redacao