30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo reforça emergência ambiental no Acre por conta do agravamento da estiagem

Atualizada em 20/08/2024 11:22

Em novo decreto, publicado nesta terça-feira, 20, o governo do Acre reforçou a emergência ambiental em todos os municípios do estado devido ao agravamento da estiagem, com risco de incêndio em áreas de cobertura florestal, queimadas descontroladas e elevada emissão de fumaça. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

“Fica declarada situação de emergência de nível II em todo o Estado do Acre, em decorrência do fenômeno classificado e codificado como desastre natural climatológico – seca – incêndio florestal – incêndio em áreas não protegidas, com reflexos na qualidade do ar”, diz o Decreto nº 11.535.

Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Carlos Batista, a decisão leva em consideração os impactos da seca que se agravaram no primeiro semestre deste ano.

“O decreto de emergência é mais um mecanismo para que possamos dar celeridade às nossas ações de enfrentamento a esse período crítico de seca. Entendemos a complexidade da situação, sobretudo nos municípios mais isolados. Estamos atuando para a preservação do bem-estar da população e das atividades socioeconômicas em todas as regiões afetadas”, explica Carlos Batista.

despesas necessárias para a instalação e manutenção de abrigos, fornecimento de insumos, suporte logístico e demais medidas administrativas urgentes consideradas necessárias à manutenção ou ao restabelecimento da capacidade de resposta do poder público para o enfrentamento da emergência de que trata este Decreto”, finaliza.

Também fazem parte das ações campanhas de conscientização para informar a população sobre os riscos da atual emergência. A vigência do decreto é de 180 dias, podendo ser prorrogada conforme a evolução da situação.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Modernização da transparência e avanços na gestão pública são destaques da Controladoria-Geral em 2024

Raimundo Souza

Paciente mais jovem a passar por transplante de fígado no Acre recebe alta médica e planeja futuro

Marcio Nunes

Cruzeiro do Sul: Justiça atende pedido do MPAC e determina regularização de cirurgias eletivas

Jamile Romano

Roberto Duarte entrega ônibus à Defensoria Pública para ampliar atendimento no Acre

Jamile Romano

Defensoria Pública atende mais de 400 reeducandos na unidade penitenciária de Senador Guiomard

Jamile Romano

Homem é condenado a 3 anos de reclusão por fazer chamadas de vídeo importunando sexualmente mulher

Jamile Romano