25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo recebe R$ 1,6 milhão para comprar ônibus e ampliar atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social

Publicado em 19/02/2025

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), obteve a liberação de R$ 1,6 milhão para a compra de dois ônibus. O objetivo é ampliar o atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, especialmente no interior do estado.

Os recursos resultam de emenda da bancada federal do Acre, inserida no Orçamento da União por indicação da então senadora e atual vice-governadora e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza Assis. Os valores foram alocados para o estado via Programa Calha Norte, do Ministério da Defesa, que fez a liberação nesta segunda-feira, 17, conforme consta no sistema Transferegov.br, do governo federal.

A informação é do secretário Fábio Rueda, da Representação do Governo do Acre em Brasília (Repac), órgão responsável pelo acompanhamento e defesa dos interesses do Estado na capital do país, a exemplo de recursos de emendas parlamentares.

De acordo com a vice-governadora e gestora da SEASDH, Mailza Assis, a previsão é de que a aquisição dos dois ônibus permita levar atendimento nas áreas de assistência social e direitos humanos para 128 mil famílias acreanas em situação de vulnerabilidade e risco social nos diversos municípios do estado, envolvendo o programa Juntos pelo Acre e programa federal da área.

“São recursos que chegarão na ponta e permitirão reforçar e ampliar o atendimento às pessoas que precisam do nosso atendimento, especialmente em locais mais distantes do estado, e isso se traduz em respeito e dignidade”, disse a vice-governadora, ao ressaltar a importância da iniciativa.

Mailza fez questão de lembrar que “essa é uma ação da bancada”, agradeceu “a parceria e o apoio” à indicação da emenda destinada à SEASDH para a aquisição dos ônibus, assim como ao governo federal, por intermédio do Ministério da Defesa, pela liberação dos recursos, além da Repac, pelo apoio na área.

O governo em Brasília

Secretário da Repac, Fábio Rueda, destaca reforço no apoio aos órgãos do governo em Brasília, especialmente com foco na liberação de recursos no ano de executar. Foto: Wesley Moraes/Repac

Os recursos também foram comemorados por Fábio Rueda, que afirmou reforço nas ações neste sentido. “O governador Gladson Cameli definiu 2025 como o ano de executar, e estamos potencializando nosso apoio às secretarias e demais órgãos do governo com este objetivo, com atenção reforçada à liberação dos recursos de que precisam para executarem as suas ações”, afirmou.

“É preciso lembrar que todas as ações têm o empenho direto e determinado do governador Gladson Cameli, incansável na defesa de benefícios para o Acre junto ao governo federal”, lembrou o secretário, destacando também a importância do “trabalho conjunto entre governo e bancada” pelo estado.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Bandeiras do Acre e chinelos produzidos por pessoas privadas de liberdade são destaque no estande do Iapen durante Expoacre Juruá

Raimundo Souza

Frentes de trabalho do Deracre atuam nas rodovias que cortam Plácido de Castro, Senador Guiomard e Porto Acre

Marcio Nunes

Secretaria de Obras apresenta planejamento estratégico de 2025 a servidores

Jamile Romano

Procon orienta promotores de eventos que irão participar da Expoacre

Raimundo Souza

No Juruá, Saúde do Estado inicia cirurgias do Programa Opera Acre 2024

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco inicia mutirão de limpeza na AC 40

Jamile Romano