23.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo recebe novos gestores municipais de saúde para fortalecer a Atenção Primária no estado

Publicado em 21/02/2025

Com o tema “Fazer gestão em saúde: um olhar a partir do território”, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), realizou nesta quinta-feira, 20, em Rio Branco, o acolhimento dos novos gestores municipais de saúde do estado para o quadriênio 2025-2028, apresentando ações que vêm sendo desenvolvidas na esfera pública estadual.

Em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Acre (Cosems/AC) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o evento reuniu secretários municipais e lideranças da saúde na quinta-feira, 20, e sexta, 21, no Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac).

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades de referência no setor, incluindo o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal; Ana Cristina Morais, secretária adjunta de Atenção à Saúde; Hisham Mohamad Hamida, presidente do Conasems; George Eduardo Carneiro, presidente do Cosems/AC; Rebecca Cruz, representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e do Prêmio APS Forte; e Osvaldo Leal, presidente do Conselho Estadual de Saúde do Acre (CES/AC), além de integrantes do Ministério da Saúde e do Ministério Público.

Dispositivo foi formado por autoridades federais, estaduais e municipais de saúde. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Além das discussões estratégicas, a programação incluiu painéis temáticos e mesas-redondas abordando temas como financiamento da saúde, inovação tecnológica e qualificação dos serviços oferecidos à população. A participação ativa dos gestores municipais e das entidades de apoio tem como objetivo fortalecer a Atenção Primária, para um sistema de saúde mais resolutivo e próximo da realidade local.

O secretário Pedro Pascoal deu as boas-vindas aos gestores: “Sabemos a importância da Atenção Primária e da integração das três esferas de gestão: municipal, estadual e federal. Com um planejamento eficaz, conseguimos impactar positivamente a população do Acre, prevenindo doenças crônicas e reduzindo a sobrecarga no sistema de saúde”.

Secretário de Saúde Pedro Pascoal representou o governador Gladson Camelí. Foto: Ingrid Kelly/Secom

A chefe do Departamento de Atenção Primária da Sesacre, Valéria Moraes, destacou o apoio institucional que será oferecido aos novos secretários: “Nosso objetivo é consolidar as Estratégias de Saúde da Família como ordenadora da Rede de Atenção à Saúde, promovendo um cuidado integral e territorializado”.

Valéria Moraes apresentou a proposta de apoio institucional da Sesacre aos gestores. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Hisham Hamida reforçou a relevância da parceria entre as esferas de governo para um SUS mais eficiente: “Estamos aqui para fortalecer o diálogo entre os secretários municipais e estaduais, compartilhando experiências e buscando soluções conjuntas para os desafios do estado. Esperamos que isso possa render frutos na melhoria da qualidade de vida da população dos 22 municípios do Acre”.

Hisham Hamida agradeceu a parceria e parabenizou a gestão de Saúde do Estado. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Reconhecimento a práticas inovadoras na saúde pública

Durante o evento, também houve a entrega do “Prêmio APS Forte no SUS: reconhecimento a práticas inovadoras na Atenção Primária”, concedido à ex-secretária municipal de saúde de Mâncio Lima, Joice Mota. O reconhecimento celebra iniciativas que aumentaram a eficácia da Atenção Primária no município, em especial na zona rural da região.

“Este prêmio é fruto do trabalho coletivo da equipe da saúde rural de Mâncio Lima, que atuou de forma integrada com outras frentes da saúde, como o hospital regional e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Trabalhamos para atender as necessidades reais da população e conseguimos avançar significativamente nos indicadores, levando ainda mais atenção aos pacientes hipertensos, aos que possuem diabetes, às grávidas do município e também ao serviço de odontologia”, celebrou Joice Mota.

Joice Mota dedicou o prêmio à equipe de saúde de Mâncio Lima. Foto: Ingrid Kelly/Secom

A perspectiva é de que a integração entre Estado, municípios e governo federal fortaleça a assistência básica, tornando o atendimento mais qualificado e de fácil acesso para todos.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Réu acusado de matar líder de facção na Cidade do Povo vai a júri popular

Kevin Souza

Banca organizadora divulga locais de prova do concurso público do Detran

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco encerra 2ª edição do TechJovem com foco na inteligência artificial

Raimundo Souza

Operação Adsumus 3 realiza ação no município de Xapuri

Marcio Nunes

VII Feira da Economia Solidária e Reforma Agrária começa nesta terça-feira e vai até sexta, 1 de novembro, no estacionamento do Incra

Marcio Nunes

Aluna do Colégio Militar Dom Pedro II conquista medalha de ouro em projeto nacional de química

Raimundo Souza