26.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo realiza mutirão de cirurgias ginecológicas e em geral em Cruzeiro do Sul e Tarauacá

Atualizada em 24/05/2025 15:59

Governo realiza mutirão de cirurgias ginecológicas em Cruzeiro do Sul

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realiza o mutirão de cirurgias ginecológicas em Cruzeiro do Sul, ao longo deste sábado, 24.  O objetivo é reduzir a fila de espera por procedimentos no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá.

A ação faz parte do programa Opera Acre, uma iniciativa do governo estadual que tem como objetivo acelerar a realização de cirurgias eletivas em todo o estado, priorizando pacientes que estão a mais tempo na fila de espera. O programa contempla diversas especialidades e tem garantido acesso mais rápido e digno à saúde para a população.

Qualidade de vida define o recomeço de Aparecida. Foto: Édson Fernandes/Secom

Entre as pacientes beneficiadas, está Sônia Aparecida Pereira do Nascimento, de 47 anos, que aguardava há sete meses por uma histerectomia (retirada do útero). “Agora estou muito feliz e aliviada. Agradeço a toda equipe pelo cuidado e atenção que recebi”, contou Sônia, emocionada após o procedimento.

Mutirão de cirurgias ginecológicas em Cruzeiro do Sul. Foto: Édson Fernandes/Secom

Segundo a gestora da Sesacre no Juruá, Diani Carvalho, o mutirão faz parte de um esforço conjunto para dar celeridade à demanda reprimida. “Estamos intensificando os atendimentos para garantir que as mulheres que esperam há meses possam finalmente realizar seus procedimentos com segurança e dignidade. Essa é uma prioridade da gestão”, afirmou.

Opera Acre já realizou centenas de cirurgias no Juruá. Foto: Édson Fernandes/Secom

O mutirão contempla diversas cirurgias ginecológicas e deve continuar nos próximos dias, beneficiando dezenas de mulheres da região.

Veja a baixo:

Estado realiza mutirão de cirurgias gerais no Hospital Dr. Sansão Gomes, em Tarauacá

“Esse mutirão veio mandado por Deus mesmo, estamos fazendo no nosso município, o que é muito bom. Eu estou tranquilo, graças a Deus, não estou sentindo nada. Agradeço muito ao governo do Acre”. É assim que o aposentado José Francisco da Silva, de 70 anos, descreve sua experiência após passar pela retirada de um lipoma nas costas. O procedimento foi realizado no hospital Dr. Sansão Gomes, em Tarauacá.

Assim como o senhor José Francisco, mais de 40 pacientes dos municípios de Feijó, Jordão e Tarauacá já foram contemplados com cirurgias de baixa complexidade. O mutirão de cirurgias gerais é uma ação do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), que se iniciou nesta sexta-feira, 23, e finalizará no domingo, 25.

Pacientes de Feijó e Jordão estão em Tarauacá para realizar procedimentos cirúrgicos. Foto: Marcos Santos/Secom

Maria Rosilene Viana, de 40 anos, reside em Feijó e se deslocou até Tarauacá para realizar uma cirurgia de retirada de vesícula. Um pouco nervosa por ser o seu primeiro procedimento cirúrgico, ela conta que sentia muitas dores e que se sente realizada por poder fazer a cirurgia mais próximo de casa. “Para mim vai ser um alívio, uma felicidade e fazer perto da minha cidade ficou muito melhor pra mim. Eu só tenho que agradecer ao governo por tudo”, disse.

O mutirão de cirurgias integra o Programa Opera Acre, que tem como objetivo ampliar o acesso da população a procedimentos de alta e baixa complexidade na rede pública, que segue avançando mesmo diante dos desafios.
Em Tarauacá, o mutirão acontece, geralmente, a cada três meses e prevê procedimentos como: cirurgias de hérnias da parede abdominal, hidrocele (procedimento para retirada de excesso de líquido acumulado no saco escrotal), costectomias (remoção de tumores nas costelas), retirada de lipomas e outras pequenas intervenções cirúrgicas.

Economia para os cofres públicos e para o bolso dos acreanos

Há oito anos acontece o mutirão de cirurgias gerais em Tarauacá, evitando que milhares de pacientes se desloquem do seu município até a capital Rio Branco. Além de uma economia de milhões para os cofres públicos do Estado, o avanço representa mais uma humanização na saúde pública e economia para os acreanos.

“Esses mutirões dão mais saúde e dignidade para os pacientes”, frisa Carlos Tadeu, gerente-geral do Hospital Dr. Sansão Gomes. Foto: Marcos Santos/Secom

“Nós deixamos de mandar muitas pessoas para Rio Branco, muitas pessoas para Cruzeiro do Sul, então desafoga. Aqui o paciente faz a cirurgia, depois já vai pra casa e fica tendo acompanhamento da equipe médica. Antes nós dependíamos apenas do TFD – Tratamento Fora do Domicílio – e hoje não. Mensalmente, a equipe cirúrgica está aqui atendendo a população”, explicou Carlos Tadeu Lopes, gerente-geral do Hospital Dr. Sansão Gomes.

Paciente sofria a cerca de 10 anos com um lipoma nas costelas e conseguiu fazer a retirada sem precisar sair do seu município. Foto: Marcos Santos/Secom

A aposentada Maria de Nazaré Ferreira, natural de Taraucá passou neste sábado, 24, por uma cirurgia de retirada de um lipoma na região das costelas que já lhe acarretava dores há cerca de 10 anos. Ela conta que esteve em Rio Branco para uma consulta e o médico lhe orientou a realizar a cirurgia no seu próprio município, para que assim, ela pudesse economizar e continuar perto de sua família. “O médico disse pra eu fazer a cirurgia aqui e é muito bom eu poder fazer essa cirurgia sem precisar viajar, porque tudo é difícil, principalmente para nós que não temos recursos”, disse.

Hospital referência no Acre

Hospital Dr. Sansão Gomes é referência em atendimentos cirúrgicos no Acre. Foto: Diego Silva/Secom

Atualmente, o Hospital Dr. Sansão Gomes tem sido uma referência no estado no que diz respeito ao atendimento de saúde pública. Diariamente, mais de 100 pacientes de Tarauacá e municípios adjacentes são atendidos.
Com uma sala de cirurgia moderna e equipe preparada, a unidade hospitalar realiza cerca de 40 procedimentos cirúrgicos por dia, além das cirurgias de urgência de baixa e média complexidade.

Médico-cirurgião Erisson Cavalcante, explica que o Hospital de Tarauacá está preparado para a realização das cirurgias. Foto: Marcos Santos/Secom

“Na parte técnica, isso é um grande avanço para o município. E para mim é uma satisfação enorme retornar a minha casa. Prestar esse apoio é de um valor imensurável”, destacou o médico cirurgião-geral Erisson Cavalcante que após alguns anos estudando fora de Taraucá, voltou a atuar em sua terra natal.

O governo do Estado tem atuado para melhorar a vida da população e garantir um atendimento público e de qualidade.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

FEM realiza fóruns para definir editais do Fundo Estadual de Cultura e da Política Nacional Aldir Blanc

Raimundo Souza

MPF insvestiga supostos casos de maus tratos em curso de formação da PM do Acre

Jamile Romano

Bolsonaristas e trumpistas somam forças e fabricam escândalo contra Lula e Biden

Raimundo Souza

Programa Asfalta Rio Branco avança no bairro Vila da Amizade e moradores agradecem

Marcio Nunes

Luzes da conscientização: iluminação para o “Dezembro Vermelho e Laranja”

Marcio Nunes

Bocalom lança programa para acompanhar obras e evitar desvios públicos 

Marcio Nunes