31.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 1 de dezembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo realiza diagnóstico socioassistencial com famílias indígenas dos povos Ashaninka e Madija em Feijó

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) do Acre desenvolveu, domingo, 23, a domingo, 30, uma agenda técnica no município de Feijó, voltada ao fortalecimento da política pública para populações indígenas.

As equipes realizaram um diagnóstico socioassistencial com famílias dos povos Ashaninka e Madija em contexto urbano, permitindo identificar demandas, vulnerabilidades e providências necessárias para garantir o acesso aos serviços essenciais. O levantamento também subsidia ações planejadas com foco na proteção social e ampliação de direitos.

Famílias indígenas dos povos Ashaninka e Madija foram atendidas em Feijó. Foto: cedida

A Diretoria de Políticas de Assistência Social da SEASDH prestou apoio ao município no uso do Cadastro Único, ferramenta fundamental para inclusão em programas sociais. A iniciativa reforça o compromisso do Estado com a ampliação do acesso aos benefícios e a qualificação do atendimento às comunidades tradicionais.

A agenda contou com a participação de profissionais do Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Rio Juruá  (Dsei-ARJ), que contribuíram com informações relacionadas à saúde e às condições de vida das famílias acompanhadas.

Para a assistente social Evanísia Puyanawa, a ação trouxe importantes elementos para orientar o trabalho com as comunidades: “Conseguimos identificar situações que exigem atenção, incluindo famílias que ainda não possuem cadastro atualizado. O contato direto facilita a busca ativa e garante que os serviços cheguem a quem realmente precisa”.

A assessora executiva de Indigenismo e Comunidades Tradicionais da SEASDH, Andreia Guedes, destacou a relevância da articulação institucional: “A parceria possibilitou compreender melhor o cotidiano dos povos Madija e Ashaninka, atualmente acampados às margens do  Rio Envira. Com os dados levantados, será possível desenvolver estratégias adequadas à realidade cultural dessas famílias, assegurando um atendimento mais eficiente”.

A SEASDH reafirma o compromisso em promover cidadania, fortalecer políticas sociais e garantir atendimento humanizado às populações indígenas do Acre.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Ano de mudanças para empresas do Simples Nacional

Raimundo Souza

Provas classificatórias do Rodeio são destaque durante a Expoacre Juruá 2024

Raimundo Souza

Secretaria da Mulher promove ação noturna de conscientização e saúde na Via Chico Mendes

Raimundo Souza

Do instante ao infinito: como cada momento presente constrói o futuro que você merece

Raimundo Souza

Com mais de 160 profissionais certificados, governo fortalece o turismo por meio de parcerias

Marcio Nunes

Estado do Acre é condenado a pagar R$50 mil por cirurgia realizada em local errado do corpo de criança

Jamile Romano