24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo promove o 2º Encontro Estadual de Secretarias Municipais de Comunicação do Acre

Comunicar com clareza, ética e responsabilidade em tempos de redes sociais e excesso de informação é um grande desafio. Pensando nessa problemática, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), realizou nesta quinta-feira, 23, em Rio Branco, o 2º Encontro Estadual de Secretarias Municipais de Comunicação do Acre.

O evento reuniu assessores e comunicadores das prefeituras de várias cidades do Acre para um dia de troca de experiências, debates e capacitação técnica. O objetivo é reforçar a parceria entre Estado e Municípios e aprimorar as práticas de comunicação pública, com foco em ética, transparência e responsabilidade no uso dos canais institucionais.

Assessores de diversos municípios do Acre participaram do evento. Foto: Alice Leão/Secom

A secretária de Estado de Comunicação, Nayara Lessa, destacou a importância do papel dos comunicadores públicos na garantia do direito à informação. “A comunicação pública é uma ferramenta essencial de transparência e cidadania. Nosso objetivo é unir forças e aprimorar o trabalho conjunto entre Estado e Municípios”, afirmou a secretária.

Nayara Lessa foi a anfitriã do evento. Foto: Alice Leão/Secom

A programação incluiu palestras sobre gestão de crises, transparência pública, improbidade administrativa, crimes eleitorais e boas práticas nas redes sociais. Entre os palestrantes estão a secretária de Estado de Comunicação, Nayara Lessa, o Procurador-geral adjunto do Ministério Público de Contas, Sérgio Cunha, o procurador do Estado, Marcos Santiago Motta, e a coordenadora de Publicidade e Marketing da Secom, Verônica Pimentel.

O procurador-geral adjunto do Ministério Público de Contas, Sérgio Cunha, destacou a importância do encontro. “A transparência pública é fundamental para garantir a integridade e a eficiência dos recursos públicos. Acredito que a conscientização e a capacitação são essenciais para promover uma gestão pública mais transparente e responsável e a comunicação é essencial para isso”, pontuou o procurador.

Procurador-geral adjunto do Ministério Público de Contas, Sérgio Cunha, destacou a importância de transparência pública. Foto: Alice Leão/Secom

Durante o encontro, foram discutidos temas atuais, como decisões judiciais recentes sobre o uso indevido das redes institucionais, além de exemplos práticos de comunicação eficiente e ética na administração pública.

De acordo com o procurador do Estado, Marcos Santiago Motta, as redes sociais governamentais devem ser um instrumento de cidadania. “O uso ético e legal das redes sociais governamentais é essencial para construir credibilidade, a confiança e a legitimidade da administração pública”, disse.

Procurador do Estado, Marcos Santiago Motta, alertou sobre os crimes de improbidade administrativa. Foto: Alice Leão/Secom

A coordenadora de Publicidade e Marketing da Secom, Verônica Pimentel salientou a importância da responsabilidade nas redes sociais institucionais. “Na comunicação digital, é preciso entender que o direito é nosso aliado. Se o comunicador não souber equilibrar engajamento e responsabilidade legal, os resultados podem desmoronar. A ética e o conhecimento jurídico precisam caminhar juntos”, destacou.

Coordenadora de Publicidade e Marketing da Secom, Verônica Pimentel, mostrou exemplos de penalizações sobre o uso inadequado das redes. Foto: Alice Leão/Secom

O assessor de comunicação da Prefeitura de Marechal Thaumaturgo, Pedro Neves, motivou a realização do segundo encontro, e fez questão de participar do evento.

Pedro Neves é assessor da Prefeitura de Marechal Thaumaturgo. Foto: Ingrid Kelly/Secom

“Participar desse evento é muito gratificante. A gente mora em uma das regiões mais isoladas do Acre. E momentos como esse são fundamentais para tirar dúvidas e aprender. Não é fácil lidar com as responsabilidades da comunicação pública, um erro pode até prejudicar o gestor. Por isso, esses encontros ajudam muito a entender o que fazer tanto nas redes pessoais quanto nas institucionais da prefeitura”, destacou Pedro.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Estado garante o emprego de centenas de trabalhadores ao finalizar a integração dos servidores do Igesac à folha da Secretaria de Saúde

Raimundo Souza

Prefeitura estabelece calendário de pagamentos para 2025, priorizando servidores e economia local

Marcio Nunes

Com uma faca, homem tira a própria vida dentro do PS da capital

Marcio Nunes

Energisa realiza atendimento ao público no sábado na escola Heloísa Mourão em Rio Branco 

Jamile Romano

Estado inaugura serviço de quimioterapia no Juruá, promovendo um marco na humanização da Saúde no Acre

Raimundo Souza

Gladson Cameli defende amplo debate sobre PEC da Segurança em reunião com o presidente Lula

Jamile Romano