25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo promove evento em homenagem ao Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha em Cruzeiro do Sul

O governo, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres (Semulher), realizou nesta sexta-feira, 25, uma programação especial em comemoração ao Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha, no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), em Cruzeiro do Sul. O encontro reuniu representantes de movimentos sociais, profissionais da saúde e da educação, além de mulheres da comunidade local.

Palestras e outras atividades foram promovidas pelo Cram. Foto: Édson Fernandes/Secom.

A data, comemorada anualmente, reconhece a resistência e a contribuição histórica das mulheres negras da América Latina e do Caribe. Também presta homenagem à líder quilombola Tereza de Benguela, símbolo de luta contra o racismo, a opressão de gênero e as desigualdades sociais. A ocasião é uma oportunidade para dar visibilidade às narrativas e vivências dessas mulheres que historicamente enfrentam múltiplas formas de discriminação.

Mulheres participam de atividades alusivas ao dia da mulher negra, latina e caribenha. Foto: Édson Fernandes/Secom

Durante o evento, a nutricionista Edilamar Marques abordou temas ligados à saúde da mulher negra, com foco na alimentação como instrumento de autocuidado e dignidade. “Esse é um evento de escuta e reflexão para um assunto que é tão importante ser discutido em nossa sociedade”, comentou.

Coordenação Regional da Mulher, promoveu manhã de atividades para celebrar o Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha. Foto: Édson Fernandes/Secom

“É um momento para celebrar conquistas, ouvir histórias e impulsionar novas iniciativas que contribuam para a equidade e respeito às diferenças”, afirmou a coordenadora da Semulher em Cruzeiro do Sul, Jamaira Freitas,

Na programação foi ministrada uma palestra, realizadas atividades culturais e oferecido um coffee break, proporcionando um espaço de acolhimento, troca de experiências e fortalecimento das ações voltadas para o enfrentamento ao racismo e à violência de gênero no estado.

Participação das mulheres negras, latinas e caribenhas. Foto: Édson Fernandes/Secom

A professora Cibele Clemente trouxe uma reflexão sobre identidade, ancestralidade e os desafios enfrentados no ambiente educacional e na sociedade em geral. “Como educadora busco promover espaços onde nossas crianças e jovens possam se reconhecer em suas histórias, compreender o valor de suas raízes e se sentirem representados.”

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre lidera crescimento percentual de empregos formais no país em maio

Marcio Nunes

Após transplante de córnea feito no Acre, mãe volta a enxergar e realiza sonho de conhecer o rosto da filha

Jamile Romano

Morre Ary Toledo aos 87 anos, em São Paulo; velório do humorista será aberto para o público prestar últimas homenagens

Raimundo Souza

Inscrições para cursos gratuitos na área de recursos humanos são prorrogadas

Raimundo Souza

Sindmed-AC estima que Sesacre deve cerca de R$ 700 mil em remunerações cortadas ilegalmente

Jamile Romano

Junho Violeta: Rio Branco tem média de três denúncias de violência contra idosos por dia

Jamile Romano