23.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo promove capacitação para fortalecer associações e cooperativas em gestão e captação de recursos

Publicado em 05/12/2025

Com o objetivo de fortalecer as associações e cooperativas do estado, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater), com apoio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), por meio do Programa REM Acre Fase 2 e do Departamento de Gestão de Convênios e Parcerias Estaduais (Decope), realizou nesta terça-feira, 2, o início do curso “Capacitação para fortalecimento de Associações e Cooperativas Rurais”.

O evento, realizado no auditório do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), abordou temas como a autogestão, a transparência e a captação de recursos por meio de editais públicos, privados e emendas parlamentares.

Capacitação ofereceu ferramentas práticas e conhecimento técnico para ampliar a segurança na gestão e fortalecer parcerias. Foto: Ellem Jady/REM

Voltada a técnicos extensionistas da instituição, que atuam diretamente com comunidades rurais, a formação destacou o papel estratégico das organizações sociais no desenvolvimento local e o apoio técnico na elaboração e execução de projetos que sigam as diretrizes legais conforme definido pelo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MIROSC).

A técnica especialista em extensão rural da Emater, Socorro Ribeiro, participou da capacitação e destacou a relevância da formação para o trabalho em campo.

“O curso para nós, técnicos, é muito importante, porque é uma junção de conhecimentos, nós temos o conhecimento da realidade rural, dos problemas enfrentados pelos produtores e dos trabalhadores e trabalhadoras rurais com que nós trabalhamos e aqui a gente vem fazer uma troca de experiência com os técnicos. Para que a gente consiga fazer a execução de algumas atividades de editais, para melhorar a atividade produtiva que nós desenvolvemos nas comunidades rurais”, afirmou.

Segundo o diretor-presidente da Emater, Rynaldo Lucio dos Santos, a proposta da capacitação foi oferecer ferramentas práticas e conhecimento técnico para ampliar a segurança na gestão, fortalecendo as parcerias e transformando iniciativas comunitárias em projetos consistentes.

“Estamos proporcionando esse curso aos nossos servidores para que eles possam se aperfeiçoar no preparo e no auxílio às associações e cooperativas no estado. Para que elas possam prosseguir em busca de convênios, em busca de emendas parlamentares, em busca de projetos para que possam se estruturar e fortalecer cada vez mais profissionalmente”, pontuou.

A capacitação contou com a parceria da Secretaria de Planejamento (Seplan) e da equipe técnica do Programa REM, que contribuíram para tornar o conteúdo mais alinhado às necessidades da gestão pública.

Palestra reúne técnicos da Emater para troca de conhecimentos e qualificação em gestão e elaboração de projetos voltados a associações e cooperativas rurais. Foto: Ellem Jady/REM

A coordenadora-geral do Programa REM Acre, Marta Azevedo, reforçou a importância da parceria com a Emater para o fortalecimento das ações socioprodutivas no estado.

“A proposta de parceria do Programa REM com a Emater dá um fortalecimento na implementação das atividades socioprodutivas nas comunidades beneficiárias do programa. Ele tem o compromisso de chegar no produtor rural, de levar a melhoria da qualidade de vida e geração de renda para os produtores. E ninguém tem mais com experiência do que a Emater para nos apoiar nessa missão”, ressaltou.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Trabalho, ainda que formal, não garante porta de saída a beneficiário do Bolsa Família

Raimundo Souza

Veja a lista dos aprovados em medicina na Ufac pelo processo seletivo de 2025

Jamile Romano

Inscrições abertas para vagas remanescentes no campus Baixada do Sol

Kevin Souza

Meta tem 72 horas para esclarecer dúvidas do governo brasileiro

Marcio Nunes

Prefeitura garante escoamento da produção rural durante o inverno

Marcio Nunes

Deracre segue retirando resíduos e entulhos em operação de limpeza no Rio Acre, em Rio Branco

Marcio Nunes