23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo participa da segunda edição do Tech Jovem Digital em Rio Branco

Publicado em 18/10/2025

Evento conta com ações do governo do Estado como cursos do Polo Digital da Seict e vagas de trabalho do Sine Acre. Foto: Luan Cesar/Seict

Por meio da Secretaria de Estado de Indústria Ciência e Tecnologia (Seict), do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Acre e do Polo Digital da Seict, o governo do Estado participa da segunda edição do Tech Jovem Digital. Realizado pela prefeitura de Rio Branco no Maison Borges até  sexta-feira, 17, o evento reúne estudantes, pesquisadores e diversas instituições que atuam na área de inovação para difundir a Ciência e Tecnologia como instrumentos de transformação social.

Além das vagas de emprego e atendimentos do Sine, o Estado também oferece cursos de capacitação pelo Polo Digital ao longo do evento. Titular da Seict, Assurbanípal Mesquita lembrou que o Executivo municipal faz parte do Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Acre (ECTI-AC) e dos diversos projetos que o Estado possui em parceria com a prefeitura como o Parque Tecnológico de Rio Branco. O gestor também destacou o trabalho em conjunto.

“A participação do governo reafirma nosso compromisso em integrar a Ciência e a Tecnologia como pilares fundamentais para o desenvolvimento da nossa juventude e estado. A união de esforços com a prefeitura é essencial para fortalecer a inovação e conquistar avanços. Eventos como esse ajudam na construção de um futuro mais próspero e digitalizado. É um marco positivo, mostrando que a inovação é a chave para uma profunda transformação social”, disse o secretário.

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, enfatizou que as pessoas que participam da ação terão uma nova consciência sobre as áreas tratadas. Para ele, o fomento aos setores é mais que importante para concretizar grandes projetos. “O mais importante é trabalhar junto ao público o que moverá a economia no futuro, a tecnologia. É uma maravilha oportunizar isso à nossa cidade. Também temos projetos junto com o governo, como o Parque Tecnológico e isenções do setor.”

Secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita pontuou parceria entre governo e prefeitura no setor. Foto: Luan Cesar/Seict

Fábio Storch, reitor do Instituto Federal do Acre (Ifac), que também compõe o ECTI-AC, afirmou que o Tech Jovem também ajuda a trazer um bom desenvolvimento para a educação no estado. “É um motivo de alegria estar presente no evento com o nosso laboratório de inovação, que faz muitas coisas incríveis, e os melhores professores participando dos vários painéis que trazem debates pertinentes e fundamentais para o contexto em que vivemos. Estou muito feliz”, finalizou.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Insalubre: Rio Branco tem o maior índice de poluição do Brasil nesta quarta, diz plataforma

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco prorroga até dia 20 de janeiro iluminação natalina da Praça da Revolução

Jamile Romano

Neguinho da Beija-Flor se apresenta no encerramento do Carnaval da Família

Jamile Romano

Mailza Assis confirma aos deputados na Aleac que será candidata em 2026: “É legítimo”

Jamile Romano

Sebrae no Acre promove talk show sobre empreendedorismo feminino

Marcio Nunes

Pecuária do Acre cresce 20% e movimenta R$ 181 milhões com ações do governo que impulsionam a economia rural

Redacao