24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Governo Lula tem um grande problema nas mãos para revitalizar Correios depois de “enterrar” ideia de privatização

Correios

Governo Lula tem um grande problema nas mãos para revitalizar Correios depois de “enterrar” ideia de privatização
Por Terra Brasil Notícias 21/abr/2024

Na noite de 1º de janeiro de 2023, logo após tomar posse pela terceira vez como presidente, Lula assinou os primeiros atos de seu novo governo, incluindo a retirada dos Correios da lista de privatizações. A decisão foi um claro rompimento com a política anterior, que tinha projetos de privatização aprovados. A nova gestão planeja reestruturar a empresa, fortalecendo-a como uma estatal estratégica para o país. As informações são da Veja.

O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, destacou que a missão é atender bem a população, mesmo que isso não signifique lucro imediato. O plano inclui novas atividades, construção de centros de distribuição e investimentos em tecnologia e marketing, visando a sustentabilidade da empresa.

Fabiano Santos, indicado por Lula, propôs a reabertura de vagas e concursos, o resgate das ações de marketing e a retomada das contratações, além da recomposição de benefícios. A empresa, que em 2016 tinha 115 mil funcionários, agora possui 85 mil. A redução do quadro, por meio de programas de demissão voluntária, foi uma das medidas adotadas para ajustar as finanças pré-privatização no governo anterior. Apesar do lucro recorde em 2021, a empresa teve prejuízo em 2022 e 2023, mas garante não precisar de ajuda do governo.

Os Correios enfrentam desafios como a redução das correspondências tradicionais e a concorrência acirrada no segmento de entregas de encomendas, embora sejam os únicos com agências em todos os municípios do Brasil. A estratégia agora é diversificar as atividades, com planos para criar um marketplace próprio, firmar parcerias e explorar o agronegócio e o transporte de cargas. José Roberto Lyra, consultor da Associação Brasileira de Logística, acredita que os Correios, bem gerenciados, podem ser eficientes e lucrativos. No entanto, o sucesso dependerá da capacidade do governo de cumprir essa missão, ou o custo recairá sobre a empresa

Fonte: Terra Brasil Notícias

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre ocupa posição intermediária em potencial de mercado

Raimundo Souza

Projeto ‘Ei, você consegue!’ acolhe mulheres vítimas de violência doméstica no Acre

Redacao

Governo Trump promete resposta à condenação de Jair Bolsonaro

Redacao

Governo do Acre implanta ambulatório de saúde mental para gestantes de alto risco na Policlínica Tucumã

Redacao

Bolsonaro nega ter descumprido proibição de uso de redes sociais

Jamile Romano

Governo avalia que Castro quer jogar responsabilidade por intervenção para Lula e descarta GLO

Raimundo Souza