25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo inicia novos cursos de qualificação profissional para mulheres

Publicado em 14/10/2025

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac), deu início, nesta segunda-feira, 13, a mais uma etapa do Programa Mulheres Mil, com a realização de aulas inaugurais em dois bairros de Rio Branco.

Nesta edição, foram ofertadas 30 vagas para o curso de Microempreendedora Individual (MEI), realizado na Escola Estadual Frei Heitor, no bairro Cidade do Povo, e 30 vagas para o curso de Cuidadora de Idosos, ministrado na Escola Estadual Zuleide Pereira, localizada no bairro Vila Acre. Cada curso possui carga horária de 160 horas, com duração diária de 4 horas.

Governo do Acre e Ifac iniciam novos cursos de qualificação profissional para mulheres. Foto: Daniel Villamor/SEASDH

A coordenadora do Programa Mulheres Mil, Lidiane Alves, ressaltou a importância de promover oportunidades de qualificação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

“O fortalecimento e a oferta de cursos de capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade são formas eficazes de promover autonomia, dignidade e inclusão social. Por meio da qualificação profissional, essas mulheres conquistam novas oportunidades de trabalho e renda, fortalecendo a autoestima e rompendo ciclos de dependência econômica e social”, afirmou.

A coordenadora do Programa Mulheres Mil, Lidiane Alves, ressaltou a importância de promover oportunidades de qualificação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Foto: Daniel Villamor/SEASDH

A coordenadora adjunta do Ifac, Ana Lúcia Vidal, destacou que a iniciativa busca ampliar horizontes e gerar renda.

“São formações pensadas para fortalecer a autoestima e o protagonismo das mulheres. Essa conquista é resultado da parceria com a SEASDH, que tem sido uma importante aliada. Quando uma mulher se capacita, transforma a própria vida e contribui positivamente com sua família e comunidade”, declarou.

A coordenadora adjunta do Ifac, Ana Lúcia, destacou que a iniciativa busca ampliar horizontes e gerar renda. Foto: Daniel Villamor/SEASDH

Para as participantes, a oportunidade representa uma nova perspectiva de futuro. Valcicleia Souza, aluna do curso de Microempreendedora Individual, moradora do bairro Cidade do Povo, expressou gratidão pela oportunidade.

“Essa oportunidade é muito importante para todas nós, uma chance de crescimento profissional. Agradeço ao governo do Estado e ao Ifac, por essa iniciativa”, afirmou.

Valcicleia Souza, aluna do curso de Microempreendedora Individual, moradora do bairro Cidade do Povo, expressou gratidão pela oportunidade. Foto: Daniel Villamor/SEASDH

A aluna Hamayana Souza, do curso de Cuidadora de Idosos, moradora do bairro Vila Acre, também destacou a relevância da ação.

“É uma oportunidade única e um sonho realizado participar desse curso, que oferece novas possibilidades para as mulheres”, disse.

Hamayana Souza, do curso de Cuidadora de Idosos, moradora do bairro Vila Acre, também destacou a relevância da ação. Foto: Daniel Villamor/SEASDH

O Programa Mulheres Mil é uma iniciativa voltada à inclusão produtiva e social de mulheres em situação de vulnerabilidade, promovendo a autonomia e o fortalecimento da cidadania por meio da educação e da qualificação profissiona

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre sediará 1º Fórum Estadual de Formação Esportiva com a presença de Lars Grael, Magic Paula e André Heller

Marcio Nunes

Adolescentes apreendidos com escopeta faziam “segurança” de facção criminosa em Sena Madureira

Kevin Souza

Em parceria com o Governo do Estado, Rio Branco inicia oferta gratuita de DIU Mirena para adolescentes

Marcio Nunes

Justiça Italiana Mantém Carla Zambelli Presa Enquanto Analisa Pedido de Extradição ao Brasil

Kevin Souza

Sexta fase da Operação Mute é realizada em Cruzeiro do Sul

Marcio Nunes

Bebê de 3 meses é agredido a socos pelo pai e vai parar no PS em estado grave

Jamile Romano