23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo Federal reconhece situação de emergência em Rio Branco por causa da seca

Publicado em 25/07/2024

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira (24), a situação de emergência em Rio Branco, no Acre, que enfrenta um período de estiagem. A portaria com a medida foi publicada em edição do Diário Oficial da União.

‌Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

‌A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

 

[GOV.BR]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

MPAC aguarda perícia e avalia danos ao patrimônio público em rotatória

Jamile Romano

Municípios do Acre vão receber mais de R$ 8 milhões do FPM nesta quinta-feira

Jamile Romano

Mais de 3 mil alunos iniciam o ano letivo de 2025 em Brasiléia com foco no ensino integral

Jamile Romano

Após vencer o câncer e lidar com TEA e TDAH, acreana toma posse como analista no TCE-AC

Kevin Souza

Governador vistoria obra da Ponte da Sibéria que deve ser entregue até o final do ano

Marcio Nunes

Gestores do Acre debatem diretrizes sobre consultas públicas para implementação de programas de REDD+

Raimundo Souza