23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo Federal reconhece situação de emergência em 8 cidades do Acre

Publicado em 24/03/2025

O Governo Federal reconheceu, nesta segunda-feira (24), a situação de emergência em oito cidades do Acre devido às inundações que atingiram a região. A decisão foi oficializada pela Portaria nº 842/2025, assinada em 20 de março pelo secretário substituto da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Rafael Pereira Machado.

Com esse reconhecimento, os municípios afetados poderão acessar recursos federais para assistência à população e recuperação dos danos. A medida tem como base o Decreto nº 11.654/2025, do governo estadual, que já havia declarado emergência devido aos impactos das cheias. O reconhecimento segue a classificação do Código Brasileiro de Desastres (COBRADE) como “Inundação Gradual” (1.2.1.0.0).

As cidades incluídas na medida são: Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Purus.

Com isso, as prefeituras podem solicitar apoio financeiro e logístico para ações emergenciais, como assistência humanitária, socorro às famílias afetadas e reconstrução de infraestrutura. Além disso, o governo federal poderá liberar recursos do Orçamento de Guerra e do Fundo de Defesa Civil, caso necessário, para atender às necessidades urgentes dos municípios atingidos.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Bocalom anuncia novo concurso da prefeitura com salário de até R$13 mil

Jamile Romano

Acre decreta situação de emergência em saúde pública por conta do aumento de casos de dengue, Zika e Chikungunya

Jamile Romano

Sesacre encerra Outubro Rosa com mais de 500 mamografias realizadas no Cecon

Raimundo Souza

Estado realiza sorteio turbo do Nota Premiada Acreana com prêmio anual de R$ 70 mil nesta quarta

Raimundo Souza

Governador Gladson Cameli prestigia formatura de jornalismo da Universidade Federal do Acre

Jamile Romano

Boletim Rios do Acre! Em 24 horas, o Rio Acre diminuiu mais de meio metro e deve deixar a cota de transbordamento ainda neste domingo

Raimundo Souza