28.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo estabelece medidas de proteção para servidores de grupos de risco devido à crise de poluição do ar

Publicado em 04/09/2024

O governador do Acre, Gladson Cameli, em resposta à grave crise de poluição do ar que afeta o estado, assinou o Decreto nº 11.545, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira, 4, que estabelece a dispensa temporária da jornada de trabalho presencial para servidores públicos que se enquadram em grupos de risco à saúde. A medida visa proteger especialmente os vulneráveis às altas concentrações de poluentes no ar.

O decreto determina que servidores com idade superior a 60 anos, com histórico de doenças respiratórias, ou que estejam grávidas, ficam dispensados de comparecer ao trabalho presencial até que uma nova deliberação seja feita. A decisão surge em meio a um cenário crítico de poluição atmosférica, que apresenta níveis elevados de partículas finas ou respiráveis, prejudiciais à saúde.

De acordo com a publicação, a comprovação de condições de saúde para a dispensa pode ser feita após o retorno ao trabalho presencial, permitindo maior flexibilidade para a documentação necessária. A dispensa não se aplica aos servidores que atuam nas unidades de saúde do Estado, como hospitais e serviços de emergência, que continuarão a operar normalmente para atender a população.

Por meio do Gabinete de Crise Climática, o governo continuará monitorando a situação da qualidade do ar e fará ajustes necessários para assegurar a segurança de todos os cidadãos e servidores envolvidos.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Operação Hagnos: Polícia Civil do Acre promove ações em defesa de crianças e adolescentes

Raimundo Souza

Equipe do programa Acreconnection, da TV Rio Branco, recebe o Prêmio Cinco Estrelas 2025

Marcio Nunes

O governador Gladson Cameli presenteia o prefeito Tião Bocalom e sua noiva Kellen antes do casamento

Raimundo Souza

VÍDEO: Homem morre após invadir jaula de leoa em Parque Zoobotânico de João Pessoa; veja o vídeo

Raimundo Souza

Acre fortalece estratégias de prevenção ao sarampo com apoio do Ministério da Saúde

Jamile Romano

Batalhão Ambiental é finalista do Prêmio Brasil Mais 2025 ao implantar ferramenta que reduziu taxa do desmatamento em 49,6% em quatro anos

Marcio Nunes