22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo e Tribunal de Contas do Estado buscam apoio federal para executar projeto de recuperação da bacia do Igarapé São Francisco

Atualizada em 15/10/2024 16:46

Representantes do governo do Acre e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AC) estiveram reunidos nesta terça-feira, 15, em Brasília (DF), no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), para solicitar apoio na destinação de recursos federais para a execução do projeto de recuperação da bacia hidrográfica do Igarapé São Francisco.

Por conta das mudanças climáticas, o manancial vem registrando alagamentos cada vez mais frequentes e intensos. Em 2023, durante uma das maiores chuvas já registradas na história de Rio Branco, as águas do principal igarapé que corta a capital acreana invadiu mais de 1,6 mil imóveis, causou inúmeros transtornos e trouxe prejuízos milionários.

Após o registro desse episódio, o governo uniu esforços com outras instituições para encontrar soluções que amenizem os impactos causados pelas enchentes. A partir de um modelo de ações integradas, o Estado, em parceria com o TCE-AC e a Universidade Federal do Acre (Ufac), criou o Grupo de Trabalho Adjunto dos Cuidados com o Igarapé São Francisco.

“Diante de tudo o que estamos presenciando nos últimos anos e por uma determinação do governador Gladson Cameli, estamos empenhados na construção de um plano com medidas a curto, médio e longo prazo para conter as alagações do São Francisco. Queremos dar uma resposta à sociedade e evitar o sofrimento da população que vive nessa área”, afirmou Egleuson Santiago, secretário de Estado de Habitação e Urbanismo.

A proposta de restauração ecológica contempla uma série de investimentos, como o reflorestamento da área degradada, macrodrenagem e a construção de 608 unidades habitacionais que serão destinadas às famílias residentes em zonas de risco. Nessa primeira fase, a estimativa de recursos é de R$ 380 milhões.

“Antes de executarmos este projeto, queremos fazer um amplo estudo para entender o que realmente está acontecendo com o Igarapé São Francisco. Precisamos encontrar soluções definitivas para esta problemática”, enfatizou Ronald Polanco, conselheiro do TCE-AC.

A iniciativa foi elogiada por Valder Ribeiro, secretário executivo do MIDR. Durante a reunião, o gestor adiantou que o governo federal deve lançar ainda este ano um programa que beneficia projetos como este na região amazônica. “Um dos pilares focará na revitalização de bacias hidrográficas e se enquadra nessa demanda. A expectativa é que os estados do Acre e Rondônia sejam os primeiros a serem beneficiados”, explicou.

Fábio Rueda, secretário da Representação do Governo do Acre em Brasília, reafirmou o compromisso de defender os interesses do Estado na capital federal. “O Acre precisa de obras estruturantes para continuar avançando, e vamos prosseguir trabalhando para que estes recursos sejam viabilizados”, declarou.

O diretor Técnico e Operacional da Sehurb, Leonardo Neder; a presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), Sula Ximenes; o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga; e Adriana Melo, secretária nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial também acompanharam o encontro.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Presidente do INSS e senador Petecão anunciam melhorias no atendimento em Sena Madureira e outros municípios do Acre

Jamile Romano

Fiéis católicos se reunem na madrugada durante live de propósito quaresmal com frei Renan

Jamile Romano

Governo convoca para posse aprovados em concurso público do Instituto Socioeducativo do Estado

Jamile Romano

II Sena Rural Show conta com apoio do Sebrae e Sicoob

Jamile Romano

Programa produzindo sorrisos da prefeitura de Rio Branco está atendendo na regional do Benfica

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco alerta população para golpe de alvará de funcionamento irregular

Marcio Nunes