23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo e municípios discutem estratégias e ações para o desenvolvimento econômico regional

Publicado em 25/11/2024

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e da Agência de Negócios (Anac), vai definir com os municípios do estado por onde deverá passar a Rota Quadrante Rondon, via que terá como destino o Oceano Pacífico, debatendo estratégias direcionadas ao desenvolvimento econômico.

Abrigando a Zona de Processamento e Exportação (ZPE-AC), Senador Guiomard será o primeiro a receber a consulta.

Para formar um grupo de trabalho (GT) e dar início a estudos destinados a formular propostas efetivas de políticas públicas cujo principal objetivo esteja relacionado ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e à geração de emprego e renda, foi realizada uma reunião na manhã desta segunda-feira, 25, no município.

“Juntos, o Estado, por meio da Seict e da Anac, e com apoio da Assembleia Legislativa, pretende preparar as cidades para os impactos positivos gerados a partir do impulsionamento da Rota Quadrante Rondon. A inauguração do Porto de Chancay [em Lima, no Peru] gera ganhos significativos para as exportações nacionais que vão passar por aqui”, analisou o titular da Seict, Assurbanipal Mesquita.

O gestor explicou ainda que, com o Marco Legal das ZPEs, o regime foi modernizado e adequado ao contexto mundial, tornando mais atrativos os negócios. Mesquita falou também da importância de incentivos fiscais no oferecimento de benefícios e condições especiais para atração de novos negócios.

A prefeita de Senador Guiomard, Rosana Gomes, colocou-se à disposição do GT. Entre as ações de curto prazo, foi apresentada a proposta de abrigar, na estrutura da ZPE, o polo moveleiro do município e fábricas de café instaladas no perímetro urbano da cidade.

“É uma maneira de regularizarmos o setor moveleiro e também de abrigarmos, em uma estrutura alfandegaria, nossas fábricas e indústrias. A ZPE é um sonho antigo que agora, certamente, tem tudo para se tornar realidade, com geração de emprego e renda para nossa população”, disse Rosana.

Para o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, deputado Luiz Gonzaga, o governo acerta quando abre diálogo com os municípios que serão beneficiados com o ambiente de negócios gerados pela rota.

“Precisamos trabalhar para que o estado não seja simplesmente um corredor de exportação e importação de produtos. As cidades precisam produzir. Temos o potencial do milho, do frango, a soja, estamos liberando a exportação de ovos, ampliando a oferta de suínos. Unidos podemos melhorar nossas riquezas”, acrescentou.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre reforça combate à covid-19 com solicitação aprovada de novas vacinas

Raimundo Souza

União entre Deracre, SPU, Iteracre e Bombeiros busca destravar áreas públicas em Xapuri

Marcio Nunes

Petecão anuncia pagamento de R$ 3,6 milhões para reforço na Saúde de municípios do Acre

Jamile Romano

Acre realiza pagamento de R$ 30 milhões em benefício para servidores da Saúde

Raimundo Souza

Segunda edição da ação Sorriso Feliz no Complexo Penitenciário de Rio Branco termina com mais de 800 reeducandos atendidos

Raimundo Souza

Bancada Federal define obras prioritárias para o Acre em 2026 e inclui ponte entre Epitaciolândia e Brasiléia

Kevin Souza