Atualizada em 04/04/2024 08:55
Para debater propostas sobre o corredor interoceânico, rota de exportação que liga o Acre ao Peru pela BR-317, governo do Estado, por meio dos titulares das secretarias de Planejamento (Seplan), Ricardo Brandão; Ciência, Tecnologia e Inovação (Seict), Assurbanípal Mesquita; e Comunicação (Secom), Nayara Lessa; reuniu-se com representantes do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre nesta terça-feira, 2, na sede da Seplan, em Rio Branco.
Os planos discutidos deverão ser apresentados à ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet, e ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, na terça-feira, 9, no encontro “Uma saída pacífica para o Brasil”, na capital acreana.
“Há mais de 20 anos, o empresariado acreano e o poder público vêm buscando fortalecer a rota bioceânica do comércio bilateral Brasil-Peru e Brasil-Bolívia, sempre em direção ao comércio asiático, sem nenhuma ação concreta. Então, desde 2023, com a criação do Subcomitê de Integração e Desenvolvimento Sul-Americano, o Acre foi inserido na pauta de discussão com o governo federal, por meio do Ministério do Planejamento e Orçamento [MPO]”, explicou Ricardo Brandão.
“Vale ressaltar a união de esforços do Poder Executivo estadual, da classe empresarial e da Assembleia Legislativa. A visita dos ministros vai trazer para o povo acreano um indicativo de soluções definitivas, para que possamos manter a perspectiva do governador Gladson Cameli de gerar emprego para nossa população e desenvolvimento socioeconômico diferenciado”, complementou.
Já o secretário Assurbanípal Mesquita afirma que a vinda dos ministros celebra o trabalho conjunto do poder público e setor privado para desenvolver o corredor interoceânico e para dinamizar e dar vazão maior ao fluxo comercial, “promovendo empregos e convidando nossos empreendedores a exportar e usar esse corredor e também trazer os negócios que estão em torno do estado, em Mato Grosso e Rondônia, para que também conheçam e utilizem a infraestrutura do estado, que está pronta”.
[Agência de Notícias do Acre]