24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Governo e agro brasileiro buscam saídas contra o tarifaço dos EUA

Presidente Lula em cerimônia em Linhares (ES) – (crédito: Ricardo Stuckert/PR )

Ministro Carlos Fávaro estreita pontes com o setor, que dá mostras de irritação com os Bolsonaro. Convoca empresários a trabalhar pela revogação da taxação de 50% imposta por Trump e junto ao Brics na busca de abertura de novos mercados

O governo federal começa a fazer movimentos para trazer um segmento da economia tradicionalmente apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro, o agronegócio, para perto, a fim de, juntos, fecharem propostas capazes de suspender o tarifaço de 50% imposto por Donald Trump às exportações brasileira para os Estados Unidos. À frente dessa estratégia, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que quer a presença dos empresários do setor ao lado dele no esforço de, também, buscar novos mercados.

Fávaro, inclusive, postou vídeo no seu Instagram pessoal anunciando que já está em contato com os empresários mais afetados pelo tarifaço e que intensificará as conexões com o Brics como forma de redirecionar as exportações do agro. “Diante da ação indecente do governo norte-americano, em taxar em 50% as exportações brasileiras, já estamos agindo de forma proativa. Telefonei para as principais entidades representativas dos setores mais afetados, o setor de suco de laranja, o setor de carne bovina e o setor de café, para que possamos, juntos, ampliar as ações que já estamos realizando nos dois anos e meio do governo do presidente Lula: em ampliar mercados, reduzir barreiras comerciais e dar oportunidade de crescimento para a agropecuária brasileira”, salientou.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Boletim da seca – nível dos rios, qualidade do ar e previsão do tempo – 7 de setembro

Raimundo Souza

Bocalom: “Enfim casados”

Raimundo Souza

Estado realiza leilão eletrônico para venda de veículos inservíveis para a administração pública

Raimundo Souza

Vou me amar de janeiro a janeiro

Raimundo Souza

Justiça não vai mais conceder remédios fora da lista do SUS

Raimundo Souza

Ex-chefe da FAB confirma que general alertou Bolsonaro sobre prisão

Marcio Nunes