25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Estado utiliza Programa de Aquisição de Alimentos para auxiliar indígenas afetados pela cheia do Rio Acre

O governo do Acre está utilizando o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para garantir a segurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade devido à cheia do Rio Acre. Entre os beneficiados estão cerca de 65 indígenas do Povo Huni Kuin, alojados no Parque de Exposições, em Rio Branco.

O PAA, iniciativa do governo federal executada pelo Estado, compra alimentos da agricultura familiar e os destina a instituições que prestam assistência social. No Acre, o programa atende organizações como hospitais, unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e o Instituto Socioeducativo (ISE). Entre as instituições cadastradas, está a Cozinha Solidária Marielle Franco, que, além de produzir milhares de refeições, também recebe e distribui os alimentos às comunidades mais necessitadas.

Segundo a técnica da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), Maria da Conceição Almeida, o programa gera impacto tanto para quem produz quanto para quem recebe os alimentos.

“O PAA é fundamental para os produtores e para as instituições que estão cadastradas. Hoje estamos entregando os produtos aqui, mas também atendemos o Restaurante Popular, a Cozinha Comunitária, a Fundhacre [Fundação Hospital Estadual do Acre] e diversas casas terapêuticas. Além de garantir renda para os agricultores, o programa proporciona uma alimentação de qualidade e valor nutricional para quem precisa”, analisa.

Alimentos frescos e sem agrotóxicos

Na manhã desta terça-feira, 18, o governo do Estado, por meio do PAA, está garantindo o fornecimento de alimentos variados, como banana (prata e comprida), macaxeira, jerimum, açaí, mamão e farinha para os indígenas afetados pela cheia, e as entregas para as várias instituições beneficiadas são realizadas quase que diariamente.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Segurança Pública do Acre realiza operação integrada no Complexo Penitenciário de Rio Branco

Jamile Romano

MPAC ajuíza ação para reestruturação da rede de saúde básica em Porto Acre

Jamile Romano

Mailza abre diálogo com MDB para vice em 2026 e mantém tom conciliador sobre Bittar e Bocalom

Kevin Souza

Seplan divulga relatório de pesquisa da cesta básica de outubro

Marcio Nunes

Espetáculo Tons da Resistência celebra cultura afrodescendente e fortalece política de educação antirracista na Escola Serafim da Silva Salgado

Redacao

Sebrae e OCA renovam parceria e ampliam atendimento com a inclusão de Brasiléia e Xapuri

Jamile Romano