28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Estado entrega 656 títulos definitivos em Cruzeiro do Sul

Governador já entregou milhares de títulos definitivos em todo o estado. Foto: Marcos Santos/Secom

O governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), promoveu nesta sexta-feira, 20, na Escola Professor Flodoardo Cabral, em Cruzeiro do Sul, um marco na política de regularização fundiária do estado, com a entrega de 656 títulos definitivos a moradores do município. O ato, realizado no âmbito do programa Minha Terra de Papel Passado, contemplou áreas urbanas, rurais e também entidades religiosas, demonstrando a responsabilidade do governo em garantir dignidade, segurança jurídica e desenvolvimento sustentável às comunidades acreanas.

O governador Gladson Camelí comemorou o momento como um avanço histórico para a região. “Hoje, estamos dando muito mais do que um papel, estamos garantindo dignidade, segurança e o direito de pertencer. É uma ação concreta do nosso governo, que entende as necessidades do povo e trabalha para transformar vidas por meio da regularização fundiária”, destacou Camelí.

Iteracre entrega títulos definitivos em Cruzeiro do Sul. Foto: Marcos Santos/Secom

A regularização fundiária é uma das políticas públicas mais transformadoras quando o assunto é garantir cidadania. O processo torna legal a posse de terrenos e imóveis, conferindo aos moradores segurança jurídica, acesso a crédito e financiamento, valorização das propriedades e oportunidades de melhoria na qualidade de vida. Além dos benefícios individuais, a regularização contribui para o planejamento urbano, a redução de conflitos fundiários, a promoção de políticas públicas e o estímulo ao desenvolvimento econômico.

Entidades religiosas também receberam seus títulos definitivos. Foto: Marcos Santos/Secom

“Trabalhamos diariamente para levar tranquilidade e segurança às famílias acreanas. Regularizar um imóvel é garantir que pais e mães possam dormir tranquilos, sabendo que aquela casa, aquele terreno, agora tem dono de direito. Essa entrega representa o compromisso do governo em construir um Acre mais justo e com oportunidades para todos”, pontuou Gabriela Câmara, presidente do Iteracre.

Presidente do Iteracre reforça o compromisso com a regularização fundiária em Cruzeiro do Sul. Foto: Marcos Santos/Secom

Para Radige Almeida, moradora da zona rural de Cruzeiro do Sul, receber o título definitivo é a realização de um sonho antigo. “Esperei mais de 20 anos por esse papel. Agora é meu de verdade, posso fazer melhorias, deixar pros meus filhos e buscar um financiamento para crescer mais”, disse emocionada.

Parceria entre governo e prefeitura viabiliza a entrega de títulos definitivos. Foto: Marcos Santos/Secom

O agricultor Humberto Santos também foi beneficiado com a entrega e destacou a importância da ação para o fortalecimento da economia local. “Com esse documento, posso buscar crédito no banco, investir na minha produção e melhorar a vida da minha família. É um incentivo que chega na hora certa”, afirmou.

Humberto agora com seu título definitivo em mãos. Foto: Marcos Santos/Secom

O programa Minha Terra de Papel Passado envolve as atividades do Iteracre voltadas à execução, promoção e ordenamento fundiário urbano e rural, bem como a gestão das terras públicas estaduais. Além disso, o instituto atua na mediação de conflitos agrários, cadastramento de propriedades e apoio a entidades religiosas, promovendo cidadania, desenvolvimento e integração social no estado.

Mailza Assis reforça o compromisso do governo com a regularização fundiária. Foto: Neto Lucena/Secom

A iniciativa é considerada essencial diante dos altos custos que a população enfrenta para obter, por conta própria, a titulação de seus imóveis. Nesse sentido, a política estadual de regularização fundiária surge como um suporte fundamental, especialmente para famílias de baixa renda que, muitas vezes, não têm meios financeiros para formalizar a posse de suas terras.

Um total de 656 títulos definitivos foi entregue para o bairro São José e Cruzeirão, além de títulos remanescentes. Foto: Marcos Santos/Secom

A regularização fundiária é uma política pública transformadora que chega diretamente à vida das pessoas. Aqui em Cruzeiro do Sul, estamos entregando dignidade, tranquilidade e oportunidade. É gratificante ver o sorriso no rosto de quem agora pode dizer com orgulho: ‘essa terra é minha, de verdade e de direito’”, destacou a vice-governadora Mailza Assis.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Com apoio do Sebrae, empresários do Acre conhecem tendências de mercado na maior feira automotiva da América Latina

Jamile Romano

MPF revela frigoríficos da Amazônia que compram carne de origem legal

Jamile Romano

Comitiva acreana participa da 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, no Azerbaijão

Jamile Romano

Petecão quer ampliar ajuda financeira a pequeno produtor afetado por evento climático extremo

Marcio Nunes

Assembleia do Acre aprova Orçamento Climático que será destaque na COP-30

Kevin Souza

Rio Branco conclui relatório da 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente e avança no debate ambiental

Marcio Nunes