24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre segue acolhendo famílias afetadas pelas enchentes

Atualizada em 15/03/2025 15:06

Trabalhando de forma unida e coordenada, o governo do Acre segue prestando assistência à população atingida pelas enchentes que afetam diversas regiões do estado. Na manhã deste sábado, 15, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDC) realizou uma vistoria no abrigo municipal para garantir o suporte necessário às equipes em ação.

Governo do Acre está trabalho de maneira coordenada com o município de Rio Branco para garantir um atendimento de qualidade para as pessoas vulnerabilizadas. Foto: Jean Lopes/CEPDEC

Em Rio Branco, o nível do Rio Acre apresentou elevação durante a medição das 9h deste sábado, marcando 15,71m, mantendo o mesmo nível na medição das 12h. O Riozinho do Rola, um afluente importante, apresentou na leitura das 6h de hoje um aumento de 35 cm, já ultrapassou a cota de transbordamento desde a última medição da sexta-feira, 14, que marcou 15,33m e a de hoje subiu para 15,68m.

Nas medições das 9h e 12h, deste sábado, o Rio Acre marcou 15,71m. Foto: Pedro Devani/Secom

O abrigo gerido pelo município está acolhendo famílias dos bairros Ayrton Senna, Cidade Novo, Cadeia Velha e Seis de Agosto, atingidos pela cheia do Rio Acre, atendendo cerca de 143 pessoas. Com o trabalho unido do Estado com a prefeitura, a população acolhida no abrigo está sendo atendida com as principais refeições e lanches, além de kits de limpeza, higiene e fraldas para as crianças, garantindo suas necessidades básicas e dignidade no momento de dificuldade.

Abrigo municipal foi montado nas dependência do Parque de Exposições Wildy Viana. Foto: Jean Lopes/CEPDEC

O espaço também está organizado para receber animais de estimação e de criação, como o de Gleiciane Almeida, moradora do bairro Ayrton Senna a qual agradeceu o acolhimento recebido por sua família: “O meu bairro é um dos primeiros a alagar. Chegamos aqui ontem e estamos sendo bem cuidados, até o meu cachorro está num lugar seguro e bem alimentado”.

Dona de casa e sua família está sendo acompanhada pelas instituições no abrigo municipal. Foto: Jean Lopes/CEPDEC

Além do abrigo municipal, o governo do Acre gerencia um abrigo temporário na Escola Municipal Maria Lúcia, no bairro Morada do Sol, cuidando de 30 pessoas divididas em nove famílias.

Sobre o trabalho de assistência, o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista, destacou: “Nosso objetivo é garantir que todas as famílias atingidas recebam o suporte necessário neste momento difícil. Estamos monitorando constantemente o nível dos rios e mobilizando equipes para garantir o resgate seguro e a acolhida digna dessas pessoas. A união entre Estado, prefeitura e voluntários tem sido fundamental para enfrentar essa emergência.”

Coronel Batista aponta a importante união de esforços do governo para a missão de acolhimento: “Estamos alinhados para mitigar os impactos da enchente”. Foto: Jean Lopes/CEPDEC.

A atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) e da defesa civil estadual é imprescindível para garantir a segurança da população e até o momento, já foram realizadas 100 ocorrências, atendendo cerca de 312 pessoas. O trabalho conjunto entre os órgãos e conta com o apoio de voluntários da sociedade civil e totaliza a mão de obra de 93 pessoas.

Além do trabalho de resgate, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) presta suporte atuando diretamente na proteção das famílias afetadas, coordenando ações de emergência, garantindo que os serviços essenciais, como a distribuição de alimentos, água potável, roupas e materiais de higiene cheguem aos cidadãos em situação de vulnerabilidade.

Diversas instituições governamentais estão voltando os seus esforços para atender a população. Foto: Jean Lopes/CEPDEC

Neste período, representantes da Secretaria Extraordinária de Povos Indígenas (Sepi) também trabalham junto, ofertando um cuidado especial para a população indígena.

Artigos Relacionados

Prefeitura inicia campanha gratuita de vacinação antirrábica; confira os detalhes

Jamile Romano

Acordo entre Acre e Madre de Dios firma futura criação de comitê binacional para fortalecer integração econômica

Marcio Nunes

15 de agosto, dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia

Raimundo Souza

Polícia Militar do Acre celebra 25 anos de Proerd com formatura de alunos do projeto

Marcio Nunes

Caravana do Ministério da Saúde chega ao Acre para orientar ações contra a dengue

Jamile Romano

Acre deve ter déficit de R$ 47 milhões em 2024, estima relatório da Firjan

Jamile Romano