25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre sanciona lei para enfrentar superendividamento dos acreanos

Publicado em 01/04/2025

O governo do Acre publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta terça-feira, 1º, a Lei nº 4.583, de 24 de março de 2025, que institui a Política de Combate ao Superendividamento no estado. A nova lei tem o objetivo de promover a educação financeira, prevenir e tratar o superendividamento dos consumidores, garantindo a proteção do mínimo existencial e a inclusão social.

Entende-se por superendividamento a situação em que o consumidor, pessoa física, está impossibilitado de pagar, de forma previsível e sustentável, suas dívidas de consumo essenciais ou contraídas por contratos de crédito, sem comprometer seu mínimo existencial, conforme definido pela legislação vigente.

A Política de Combate ao Superendividamento será coordenada pelos órgãos estaduais responsáveis pela defesa do consumidor, com a participação de instituições financeiras, universidades e organizações da sociedade civil, entre outras, tendo como regra a garantia do mínimo existencial para consumidores superendividados; inclusão social e reintegração financeira dos consumidores; transparência e acessibilidade das informações financeiras; e a proteção contra práticas abusivas de fornecedores.

A lei será implementada por meio de ações integradas de prevenção e tratamento do superendividamento, como a promoção da educação financeira, por meio de campanhas educativas, capacitações, materiais didáticos e a inclusão da disciplina no currículo das escolas estaduais; e ainda com a regulamentação e fiscalização de práticas abusivas, como venda casada e publicidade enganosa por meio da renegociação de dívidas, contratos de crédito e aconselhamento financeiro.

A norma também será executada por meio do fortalecimento dos órgãos estaduais de defesa do consumidor, como o Procon, para a proteção dos direitos dos consumidores e combate às práticas abusivas, incentivo à criação de serviços especializados de aconselhamento financeiro, com foco em públicos vulneráveis, e ainda com a criação de um cadastro estadual de consumidores superendividados, de adesão voluntária, para monitorar práticas abusivas, orientar consumidores e facilitar renegociações.

A Política de Combate ao Superendividamento será financiada com recursos próprios do Estado e por meio de parcerias com instituições financeiras, organizações da sociedade civil, universidades e instituições de ensino.

A presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Alana Albuquerque, destaca que a sanção de leis estaduais como a nº 4.583/2025 reforça o compromisso do Acre em proteger os consumidores locais, garantindo que tenham acesso a mecanismos de renegociação de dívidas e educação financeira.

“Essas medidas buscam equilibrar as relações de consumo, assegurar a dignidade humana e promover a inclusão social e econômica dos consumidores endividados. Essa lei visa criar um ambiente mais seguro e equilibrado para os consumidores em dificuldades financeiras, promovendo a inclusão social e a proteção contra práticas abusivas, e ajudando os consumidores a reconquistar sua estabilidade financeira de maneira responsável”, afirma.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Socorro Neri propõe Projeto de Lei que beneficia estudantes do Acre no Enem

Jamile Romano

Governo do Acre prorroga inscrições para 3ª edição do Qualicafé até 29 de agosto

Raimundo Souza

Programa de Aquisição de Alimentos já destinou mais de R$ 11 milhões à agricultura familiar e indígena do Acre

Raimundo Souza

Governo inicia novos cursos de qualificação profissional para mulheres

Redacao

Tem Boca sim! Tião Bocalom é reeleito prefeito de Rio Branco no primeiro turno

Jamile Romano

Thalles Roberto será a atração da noite gospel da Expoacre 2024

Marcio Nunes