25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre registra 897 voos em maio e ultrapassa 4 mil operações aéreas em 2025


O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), divulgou nesta sexta-feira, 6, o Relatório de Controle Aeroportuário referente ao mês de maio. Segundo o levantamento, os aeródromos acreanos registraram 897 voos, totalizando 4.026 operações realizadas nos cinco primeiros meses de 2025.

A aviação regional cumpre papel fundamental na mobilidade da população, especialmente nos municípios de difícil acesso por via terrestre. O relatório contempla oito aeródromos sob gestão estadual e reforça a importância de investimentos constantes na infraestrutura aeroportuária para garantir o deslocamento seguro e o acesso a serviços básicos em áreas mais isoladas.

“Com o compromisso do governador Gladson Camelí, seguimos avançando para tornar os aeroportos mais eficientes e seguros. O transporte aéreo continua sendo um elo fundamental entre os acreanos e os serviços que eles precisam”, destacou a presidente do Deracre, Sula Ximenes.

Os dados revelam que, em maio, o aeródromo de Feijó voltou a liderar a movimentação, com 289 voos, sendo 254 regulares, 31 de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), e quatro com helicóptero. Em seguida, aparecem Tarauacá, com 204 voos, e Marechal Thaumaturgo, com 139. O município de Jordão registrou 121 voos, seguido por Porto Walter (59), Santa Rosa do Purus (48), Manoel Urbano (19) e Xapuri (18).

Com 88% dos voos classificados como regulares, a malha aérea do estado segue se consolidando como uma alternativa segura e estratégica de transporte. Segundo o relatório, foram 7.123 voos realizados em 2023, 9.162 em 2024 – alta de 28,6% – e 4.026 entre janeiro e maio de 2025, sendo: 888 em janeiro, 802 em fevereiro, 682 em março, 757 em abril e 897 em maio.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

No Dia Nacional do Doador de Sangue, veja a importância de um simples ato capaz de salvar vidas

Jamile Romano

Socorro Neri propõe Projeto de Lei que beneficia estudantes do Acre no Enem

Jamile Romano

Acre tem uma das menores esperas por consulta médica do país, aponta levantamento

Marcio Nunes

Ifac realiza encontro com reitores da Rede Federal e inaugura novo campus na TransacreanaIfac realiza encontro com reitores da Rede Federal e inaugura novo campus na Transacreana

Jamile Romano

Defensoria Pública do Acre garante medicação de alto custo para paciente com doença crônica

Marcio Nunes

Pelo 7º mês consecutivo, roubo de veículos tem queda no Acre

Marcio Nunes