23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre realiza projeto para emissão de carteiras de identidade no sistema prisional

Publicado em 13/06/2025

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), em parceria com o Instituto de Identificação da Polícia Civil, realizou a emissão de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) em todo o sistema prisional do estado. A ação, que se iniciou na terça-feira, 3, e se encerrou nesta sexta, 13, constitui um projeto financiado pelas penas pecuniárias do Poder Judiciário e contempla pessoas pré-egressas do sistema prisional.

Foram atendidas um total de 133 pessoas privadas de liberdade, de estabelecimentos penais de Rio Branco, Senador Guiomar, Sena Madureira, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.

Sem o documento de identidade há mais de 15 anos e com a iminente saída do sistema prisional em algumas semanas, o detento J.A.S. estava preocupado em buscar o serviço: “Tentei correr atrás e conseguir, e realmente eu consegui aqui no presídio. Acho muito importante, quando eu sair para trabalhar; a gente precisa do documento”, explicou.

A chefe da Divisão de Assistência Social e Atenção à Família do Iapen, Cláudia Costa, ressalta que o projeto visa contribuir com a reintegração social dos pré-egressos: “Nós buscamos com isso, fazer com que esses homens e essas mulheres em situação de prisão, que estão às portas de progredir de regime, já saiam com seu documento de identidade em mãos. Para que tenham acesso a outros serviços e outras políticas públicas, logo que saiam do sistema prisional. É uma das formas que estamos encontrando para contribuir com a reintegração dessas pessoas de volta à sociedade”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pesquisa Real Time Big Data mostra Marcus Alexandre com 39% e Bocalom com 34%

Marcio Nunes

Ifac abre edital para vagas remanescentes no Programa de Monitoria

Kevin Souza

A um dia do fim do prazo, mais de 22 mil acreanos ainda não regularizaram título de eleitor

Jamile Romano

Presos monitorados por tornozeleiras eletrônicas não podem participar da Expoacre 2025, diz portaria

Jamile Romano

Ação do Juntos Pelo Acre reúne milhares de pessoas e movimenta três escolas da Sobral com atendimentos de saúde, lazer e cidadania

Raimundo Souza

Com concerto da Furiosa, homenagens e discurso do governador Gladson Camelí, PMAC encerra programação do Mês da Mulher

Jamile Romano