28.9 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre realiza programação diversificada durante a 23ª Semana Nacional de Museus

Atualizada em 13/05/2025 10:47

As atividades do Acre durante a 23ª Semana Nacional de Museus serão realizadas no Museu dos Povos Acreanos (MPA), em Rio Branco, de quarta-feira, 14, a domingo, 18, com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. O evento é realizado anualmente em todo o Brasil e conta com uma série de exposições, palestras, apresentações e oficinas, com o intuito de aproximar o público jovem dos espaços de cultura, ampliando o acesso da população aos espaços de memória, com ações que combinam tradição e inovação.

Coordenada no Acre pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), com apoio do governo do Estado, a edição local propõe atividades voltadas a três eixos principais: juventude, tecnologias e patrimônio imaterial.

“A 23ª Semana Nacional de Museus é uma iniciativa fundamental para ajudar a divulgar, valorizar e preservar a história e nosso patrimônio cultural acreano”, explica o presidente da FEM, Minoru Kinpara.

A abertura oficial do evento contará na quarta-feira com a presença de autoridades, de representantes da Academia Acreana de Letras e apresentação artística. À tarde, será realizada uma roda de conversa com os professores da Universidade Federal do Acre, Maicon Bezerra e Sérgio Roberto Souza, com foco em práticas e formas de conhecimento relacionadas ao conceito de patrimônio.

“Não nos basta pensar somente em preservação, mas na ampliação da abrangência do conceito de patrimônio, no desenvolvimento de ações que expressem o passado e suas representações como um processo de interpretação e reinterpretação constante, produzido por sujeitos sociais que estão no presente, pela exposição das diferenças”, diz o professor Sérgio Roberto.

Na sexta-feira, a agenda cultural continua com a apresentação da banda Saudades do Seringal, às 9h, no Átrio Catraia, no MPA. No fim da tarde, às 17h30, será encenada a peça teatral Fiandeiro de Tempos, do ator, pesquisador e produtor Victor Onofre.

“É sempre uma questão de honra participar da Semana Nacional de Museus. O Coletivo Iluminar tem a perspectiva de honrar sua história, contando-a no espetáculo Fiandeiro de Tempos. Parabenizo a FEM e o Museu dos Povos Acreanos pela semana, e que venham muitas outras para comemorarmos”, enfatiza o artista.

No sábado, a programação espera atrair muitos jovens, pois será realizada a Feira Cultural Nerd e a Ocupação Cultural de Hip Hop, com programação a partir das 15h. Também serão realizadas apresentações musicais, batalhas de MCs, oficina de grafite e uma edição do Central Slam – Etapa Classificatória.

O encerramento será com a Feira Cultural Nerd, com Ocupação Cultural Rock e Universo Geek, com apresentação da banda Nestalgia, campeonato de cosplay e atividades de swordplay.

O tema desta edição foi proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), com o objetivo de estimular reflexões sobre a promoção do patrimônio imaterial, o potencial transformador da juventude e a importância que novas tecnologias têm em transformar museus em espaços mais sustentáveis de promoção do aprendizado.

Veja a programa completa

 

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Produtores têm até 30 de junho para imunizar seus rebanhos contra brucelose

Jamile Romano

Boletim das enchentes – 13 de março

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco contribui para a ressocialização de pessoas em situação de vulnerabilidade social

Marcio Nunes

Educação do Estado oferta formação para gestores das escolas de Rio Branco

Jamile Romano

Sessão solene da Aleac celebra contribuições notáveis para o desenvolvimento do Acre

Marcio Nunes

Fórum “Agricultura em Debate: Por que plantar cacau” reúne cerca de 250 participantes

Jamile Romano