23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo do Acre realiza exposição artística Cores da Amazônia no Palácio das Secretarias

Publicado em 11/11/2025

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), em parceria com a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), iniciou nesta terça-feira, 11, a exposição Cores da Amazônia, do artista plástico Dim Ribeiro, no hall do Palácio das Secretarias, localizado no centro de Rio Branco. A mostra reúne releituras de pinturas consagradas e permanece aberta à visitação gratuita até o dia 5 de dezembro.

Inspirada em grandes nomes da pintura, como Caravaggio e Van Gogh, a exposição busca valorizar a arte acreana e destacar a diversidade cultural e natural da região amazônica. As obras utilizam tons e elementos que remetem à vivacidade e às cores da floresta.

Durante a abertura, Dim Ribeiro destacou que a mostra é uma homenagem à Amazônia e à riqueza cultural do Acre. “As obras são releituras de pintores famosos, como Caravaggio e Van Gogh, que trago simbolicamente para o Acre por meio da pintura. Em uma das telas, por exemplo, comparo a Gameleira, um dos cartões-postais de Rio Branco, com a obra Noite Estrelada, de Van Gogh. Além das releituras, também apresento imagens da nossa Floresta Amazônica. São 18 quadros ao todo, disponíveis para visitação e venda”, explicou o artista.

Algumas obras foram inspiradas em telas de pintores famosos, como Caravaggio e Van Gogh. Foto: Maria Lídia Souza

A visitante Aniely Cordeiro avaliou a experiência de apreciar a exposição: “É muito interessante ver como cada quadro mostra a beleza e a diversidade da Amazônia. As releituras de obras clássicas, com elementos da nossa floresta, me tocaram bastante. A exposição me fez olhar de um jeito diferente”, afirmou.

Exposição é oportunidade para conhecer obras de um artista local. Foto: Maria Lídia Souza

Esta é a terceira exposição individual de Dim Ribeiro, que também já participou de mostras coletivas. Em suas criações, o artista combina humor, crítica social e afeto, em uma leitura sensível sobre o cotidiano e a identidade acreana.

Durante os período de mostra, os corredores do Palácio das Secretarias se transformam em um espaço de arte e cultura, com telas que retratam as cores, os costumes e as paisagens da Amazônia. A expectativa é de que o evento receba um bom público até o encerramento da mostra.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Candidato do MDB Marcus Alexandre cumpre agenda hoje no bairro Oscar Passos e Centro da cidade; confira

Marcio Nunes

Boletim da seca – nível dos rios, qualidade do ar e previsão do tempo – 15 de outubro

Jamile Romano

Bocalom visita construção do elevado na Dias Martins e diz que obra vai aliviar congestionamento na região

Marcio Nunes

Sisu 2026 oferece 990 vagas no Acre em edição recorde do programa

Raimundo Souza

Setor Privado do Acre Busca Reconhecimento e Expansão no Pós-Pandemia

Marcio Nunes

Em 2025, Educação do Acre se fortaleceu com ações que atravessam distâncias e desafios

Kevin Souza