24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo do Acre realiza exposição artística Cores da Amazônia no Palácio das Secretarias

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), em parceria com a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), iniciou nesta terça-feira, 11, a exposição Cores da Amazônia, do artista plástico Dim Ribeiro, no hall do Palácio das Secretarias, localizado no centro de Rio Branco. A mostra reúne releituras de pinturas consagradas e permanece aberta à visitação gratuita até o dia 5 de dezembro.

Inspirada em grandes nomes da pintura, como Caravaggio e Van Gogh, a exposição busca valorizar a arte acreana e destacar a diversidade cultural e natural da região amazônica. As obras utilizam tons e elementos que remetem à vivacidade e às cores da floresta.

Durante a abertura, Dim Ribeiro destacou que a mostra é uma homenagem à Amazônia e à riqueza cultural do Acre. “As obras são releituras de pintores famosos, como Caravaggio e Van Gogh, que trago simbolicamente para o Acre por meio da pintura. Em uma das telas, por exemplo, comparo a Gameleira, um dos cartões-postais de Rio Branco, com a obra Noite Estrelada, de Van Gogh. Além das releituras, também apresento imagens da nossa Floresta Amazônica. São 18 quadros ao todo, disponíveis para visitação e venda”, explicou o artista.

Algumas obras foram inspiradas em telas de pintores famosos, como Caravaggio e Van Gogh. Foto: Maria Lídia Souza

A visitante Aniely Cordeiro avaliou a experiência de apreciar a exposição: “É muito interessante ver como cada quadro mostra a beleza e a diversidade da Amazônia. As releituras de obras clássicas, com elementos da nossa floresta, me tocaram bastante. A exposição me fez olhar de um jeito diferente”, afirmou.

Exposição é oportunidade para conhecer obras de um artista local. Foto: Maria Lídia Souza

Esta é a terceira exposição individual de Dim Ribeiro, que também já participou de mostras coletivas. Em suas criações, o artista combina humor, crítica social e afeto, em uma leitura sensível sobre o cotidiano e a identidade acreana.

Durante os período de mostra, os corredores do Palácio das Secretarias se transformam em um espaço de arte e cultura, com telas que retratam as cores, os costumes e as paisagens da Amazônia. A expectativa é de que o evento receba um bom público até o encerramento da mostra.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Corte de gastos: quem ganhou, quem perdeu e quem ficou de fora

Raimundo Souza

Pesquisadores descobrem “cidade subterrânea” sob as pirâmides do Egito

Raimundo Souza

Setor de serviços impulsiona criação de empregos no Acre, revela Novo Caged

Jamile Romano

Parque Chico Mendes recebe comitiva do Amapá para troca de experiências sobre sustentabilidade

Marcio Nunes

Fim de uma era: William Bonner dá último “boa noite” no Jornal Nacional e cede cadeira a César Tralli; veja vídeo

Raimundo Souza

Governo do Acre inicia fechamento gradual do Hosmac e avança em novo modelo de atenção à saúde mental

Kevin Souza