24.4 C
Rio Branco
sábado, 17 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo do Acre realiza audiência pública em Cruzeiro do Sul e avança com entrega de títulos definitivos em 2025

Atualizada em 17/05/2025 07:37

O governo do Acre, por meio do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), realizou na última quinta-feira, 15, uma audiência pública no município de Cruzeiro do Sul com a participação de moradores dos bairros 25 de Agosto e Copacabana. A iniciativa marca mais uma etapa do processo de regularização fundiária na região do Juruá, com previsão de entrega de mais de 700 títulos definitivos até o fim deste ano.

Moradores lotam espaço da audiência pública realizada em Cruzeiro do Sul. Evento reforça a transparência no processo de regularização fundiária. Foto: cedida

A ação conta com a parceria da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Cartório de Registro de Imóveis, Diretoria de Finanças e Tributos e a equipe do Iteracre, que permanecerá na cidade para dar continuidade às etapas seguintes do processo.

De acordo com o governo estadual, os títulos beneficiarão áreas urbanas e rurais, além de instituições religiosas, promovendo inclusão social e segurança jurídica às famílias, que há décadas aguardam pela regularização de suas propriedades.

Equipe do Iteracre e representantes da Prefeitura de Cruzeiro do Sul dialogam com a comunidade sobre a importância do título definitivo. Foto: cedida

“Estamos cumprindo a orientação do governador Gladson Camelí de garantir que a segurança jurídica chegue a todos os cruzeirenses. Esse é um direito que promove dignidade, valoriza os imóveis e fortalece a economia local”, destacou a presidente do Iteracre, Gabriela Câmara.

Cruzeiro do Sul, segundo maior município do estado, já havia sido contemplado em 2023 com a entrega de mais de mil títulos definitivos. Em fevereiro deste ano, uma nova audiência pública foi realizada para ampliar o alcance da política de regularização.

Presidente do Iteracre, Gabriela Câmara. Foto: cedida

A audiência pública é considerada um instrumento fundamental para garantir a participação popular, a transparência e o alinhamento das expectativas dos beneficiários com as ações do poder público.

Audiência pública marca avanço na regularização fundiária em Cruzeiro do Sul, reforçando o compromisso do governo com a inclusão e a cidadania. Foto: cedida

Com a previsão de mais de 700 novos títulos entregues até dezembro, o governo do Acre reafirma o compromisso com o desenvolvimento social e a justiça fundiária, promovendo mais qualidade de vida para a população.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Acre está entre os dez estados com a maior oferta de serviços públicos digitais

Jamile Romano

Indústria de calçados do Acre envia mais uma remessa de botas para Porto Maldonado

Raimundo Souza

Fogos com estampido põem em risco vidas de animais e pessoas

Raimundo Souza

O cacau do Acre e a preciosidade da floresta que aponta para um futuro promissor da cultura cacaueira na região

Raimundo Souza

Deracre ministra curso sobre segurança em aviação para servidores da autarquia

Marcio Nunes

Polícia Civil do Acre planeja mudança para o antigo Fórum Barão do Rio Branco

Marcio Nunes