22.7 C
Rio Branco
sexta-feira, 16 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo do Acre realiza ações emergenciais em Epitaciolândia em resposta à escassez hídrica

Atualizada em 31/08/2024 13:01

O governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), do Instituto de Meio Ambiente (Imac) e do Serviço de Água e Esgoto (Saneacre), realizou ações emergenciais em Epitaciolândia para enfrentar a grave escassez hídrica que afeta o município. As iniciativas visam avaliar os recursos hídricos da região e garantir o abastecimento de água à população local.

Entre os dias 27 e 29 de agosto, técnicos da Sema e do Imac, mapearam os igarapés com potencial para captação de água, realizando um diagnóstico da área e analisando o uso e a ocupação do solo. Também foram feitas medições de vazão e coletas de amostras de água para avaliar a qualidade e avaliar a capacidade hídrica dos igarapés.

Equipes técnicas realizam vistorias em igarapés de Epitaciolândia para captação de água. Foto: Reprodução

As visitas incluíram o igarapé Encrenca, atualmente responsável pelo abastecimento do município, mas incapaz de atender à demanda, e o igarapé Bahia, onde o Saneacre deve instalar um novo ponto de captação de água para suprir a cidade.

A chefe da Divisão de Recursos Hídricos da Sema, Maria Antônia Zabala, explicou que a crise hídrica atual agravou a situação do Igarapé Encrenca. “No dia 27 de agosto a equipe da Sema realizou a medição de vazão a qual indicou que o Igarapé Encrenca estava com apenas 14 metros cúbicos de água por segundo, muito abaixo dos 80 litros por segundo necessários para atender à população de Epitaciolândia”, disse.

Alternativa de abastecimento

Diante da situação crítica, a equipe técnica do Saneacre buscou alternativas para suprir a demanda de água durante o período de estiagem. O Igarapé Bahia, um curso d’água de domínio da União, foi identificado como uma fonte potencial para abastecer o município de forma adequada.

As equipes confirmaram que o igarapé Bahia é uma alternativa viável para abastecimento do município. Foto: Reprodução

Por meio da Sala de Crise do governo do Acre, foi destacada uma equipe técnica da Sema, Imac e Saneacre, em conjunto com a Secretaria Municipal de Produção, Meio Ambiente e Turismo de Epitaciolândia e Defesa Civil do município, para realizar ações que viabilizem a captação emergencial de água no igarapé.

As ações incluíram a identificação da área, mapeamento do percurso para a tubulação, medição da vazão, levantamento ambiental e coleta de água para análise da qualidade.

Após o diagnóstico, as equipes confirmaram que o Igarapé Bahia é uma alternativa viável para abastecimento. Para iniciar o processo de captação, o prefeito de Epitaciolândia, Sergio Lopes, se reuniu com o proprietário da chácara onde a tubulação vai passar, para tratar sobre a liberação da área.

O Imac já realizou vistorias na área para dar seguimento ao processo de licenciamento e facilitar a implementação das medidas. As obras de instalação do ponto de captação devem começar na próxima semana.

O cronograma de ações foi concluído na quinta-feira, 29, com uma reunião interinstitucional no gabinete do prefeito para apresentar as estratégias que o governo do Estado está realizando para mitigar a crise hídrica e assegurar o fornecimento contínuo de água à população.

“Discutimos a possibilidade de a Sema realizar uma campanha nas escolas sobre o desperdício de água e a situação hídrica do estado. Apresentamos essas ideias ao prefeito e planejamos solicitar a parceria com a prefeitura para, por intermédio das escolas, promover a sensibilização contra o desperdício de água”, finalizou Maria Antônia.

Além da Sema, Imac e Saneacre, o encontro também contou com a participação da Coordenação dos Núcleos de Educação Estadual e Municipal, da Secretaria Municipal de Produção, Meio Ambiente e Turismo de Epitaciolândia, Ministério Público Estadual e Defesa Civil Municipal.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

9ª edição do tradicional Festival do Milho acontece em Porto Walter

Jamile Romano

Avião foi alertado sobre risco de colisão com pássaros na Coreia do Sul

Raimundo Souza

Eduardo Veloso enaltece gestão de Bocalom no pagamento do piso salarial para os profissionais da saúde

Marcio Nunes

Com visitas suspensas, presídio de Cruzeiro do Sul tem princípio de rebelião nesta terça-feira (13)

Jamile Romano

Ieptec comemora sucesso da 1ª Oficina Natalina de Panetone

Marcio Nunes

Ifac inicia ações para cadastramento de estudantes no Pé-de-Meia

Jamile Romano