25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre projeta mais de 1,1 mil cirurgias eletivas em agosto e reforça compromisso com a redução da fila de espera no SUS

Publicado em 01/08/2025


Com o avanço das ações do segundo semestre de 2025, o governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), dá continuidade ao programa Opera Acre com a previsão de 1.171 cirurgias eletivas a serem realizadas ao longo do mês de agosto. O número reforça o compromisso da atual gestão em acelerar a redução da demanda reprimida e garantir aos acreanos o direito ao acesso oportuno e humanizado aos serviços cirúrgicos do Sistema Único de Saúde (SUS).

A estimativa para o mês se soma a uma série de ações estratégicas desenvolvidas desde o início do ano, que já resultaram em mais de 7.154 procedimentos realizados até junho. Para o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, a execução das cirurgias previstas para agosto é resultado direto de uma política pública sólida, voltada à resolutividade da rede e à dignidade do cidadão.

“Estamos lidando com vidas que aguardam por alívio, por tratamento, por esperança. Projetar mais de mil cirurgias em um único mês é uma média que vem se mantendo em nossa gestão. Trata-se de uma resposta concreta para quem precisa de solução. O Opera Acre mostra que o SUS pode, sim, funcionar com agilidade, planejamento e humanidade”, afirmou.

Secretário de Saúde, Pedro Pascoal, fala sobre os avanços do programa. Foto: Ingrid Kelly/Secom

As cirurgias ocorrerão em unidades hospitalares da capital e do interior, contemplando municípios como Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Mâncio Lima, Senador Guiomard, Plácido de Castro e Brasileia. Entre as especialidades previstas estão ginecologia, cirurgia geral, ortopedia, cabeça e pescoço, mastologia, proctologia, plástica reparadora e vascular. Os mutirões são definidos a partir de critérios clínicos, estrutura local e fila de espera organizada por prioridades médicas e sociais.

Coordenadora do programa, Shirley Nascimento, destaca que a atuação planejada tem garantido o alcance de metas expressivas sem abrir mão da qualidade no atendimento.

Chefe da Regulação de Cirurgias da Sesacre, Shirley Nascimento, fala da importância da ação . Foto: Odair Leal/Sesacre

“Estamos avançando com organização, responsabilidade e compromisso. Cada cirurgia que realizamos representa um passo a menos na fila e um direito a mais garantido ao paciente. Nossa meta é seguir levando o SUS onde ele é mais necessário perto das pessoas”, disse.

O Opera Acre integra o Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF) do Ministério da Saúde, e tem sido reconhecido nacionalmente como modelo de gestão e exemplo de efetividade na condução de políticas públicas voltadas à atenção cirúrgica. A continuidade e o fortalecimento das ações em agosto consolidam o programa como um dos pilares da saúde pública no Acre.

 

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Iapen e OCA assinam Termo de Cooperação para ampliar oferta de emissão de carteiras de visitantes

Jamile Romano

Médicos alertam sobre riscos do manuseio de fogos de artifício

Jamile Romano

Governador Gladson Cameli entrega plano emergencial para enfrentar mudanças climáticasa à ministra Marina Silva

Marcio Nunes

Governo do Acre empossa oito novos enfermeiros para reforçar saúde em Brasileia

Raimundo Souza

Seções abertas desde às 6h em todo o Acre; encerramento será às 15h

Marcio Nunes

Pesquisa Real Time/TV Gazeta: Alan Rick lidera corrida pelo governo do Acre em 2026 com 35%

Kevin Souza