Publicado em 17/08/2025
O governo do Acre, por meio da Secretaria Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), participou do lançamento da marca turística de Xapuri, na última sexta-feira, 15, que visa promover o município como destino de visitantes de diversos lugares do mundo.
Presente no evento, o secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, destacou as futuras participações do município em feiras do setor. “Você olha para a marca e visualiza o município. Isso é muito importante quando a gente vai vender o município para fora do estado e do Brasil. Xapuri é conhecido mundialmente pelo Chico Mendes e agora tenho certeza que terá uma marca representando a história, a cultura de todo mundo que nasceu e vive aqui”, afirma.

O prefeito de Xapuri, Maxsuel Maia, enfatizou o potencial turístico da cidade e reforçou que a nova marca vai além de um simples símbolo. “Aqui iniciou a Revolução Acreana. Aqui começou a revolução ambiental de Chico Mendes. É essa história e legado que queremos vender para o Brasil e para o mundo, contando sempre com os nossos parceiros, com a Secretaria Estadual de Turismo e Empreendedorismo, com o Fórum de Desenvolvimento Empresarial, com o Sebrae, e assim, com todos remando para o mesmo lado, que a gente vai conseguir fazer de Xapuri uma cidade cada vez mais forte no âmbito do turismo”, disse.

A coordenadora do Fórum Empresarial do Acre, Tíssia Veloso, aponta que o trabalho é fruto de uma parceria entre a instituição, prefeitura do município e o Conselho Municipal de Turismo de Xapuri, além do trade turístico. “Lançamos em Xapuri não só a nova marca turística, mas toda uma concepção de projetos, ideias e propostas para que a gente continue buscando desenvolver o município através do turismo. Que juntos continuamos buscando desenvolver e fomentar o município através do turismo”, ressalta.

O lançamento da marca é realizado com a inserção de Xapuri no Mapa do Turismo Brasileiro. Na identidade visual, o nome “Xapuri”, tem a letra “A” substituída pela imagem da Casa de Chico Mendes, patrimônio histórico e ícone da luta ambiental. Já a frase “O Acre nasceu aqui” remete à Revolução Acreana.
[Agência de Notícias do Acre]