25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 14 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo do Acre nomeia novos servidores do Detran e reforça atendimento em todo o estado

Publicado em 14/01/2026

O governador Gladson Camelí assinou decreto publicado na edição desta quarta-feira, 14, do Diário Oficial do Estado (DOE), que faz a convocação de 91 candidatos aprovados no concurso público do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC).

Candidatos aprovados no concurso do Detran foram convocados em edição do Diário Oficial desta quarta-feira. Foto: Renato Beiruth/Detran

A medida abrange cargos como agente de autoridade de trânsito, analista de sistema, analista de trânsito, assistente de trânsito, contador, engenheiro civil, examinador de trânsito e pedagogo. Os novos servidores serão lotados em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasileia, Acrelândia, Plácido de Castro, Tarauacá, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Senador Guiomard, fortalecendo a atuação do Detran em todo o território acreano.

De acordo com o decreto, os candidatos nomeados terão o prazo de 30 dias para apresentar a documentação necessária e assinar o termo de posse, etapa que antecede o início efetivo das atividades nos respectivos cargos.

A partir de agora, os convocados têm um prazo de 30 dias para apresentar documentação exigida conforme edital. Foto: Renato Beiruth/Detran

A posse está condicionada à aprovação em inspeção médica oficial. O candidato deverá ser considerado apto física e mentalmente para o exercício do cargo. Em caso de inaptidão, perderá a vaga, que será destinada ao próximo candidato da lista de classificação.

Para a avaliação médica, o candidato deverá apresentar exames clínicos e laboratoriais, incluindo avaliações cardiológica, neurológica, oftalmológica, infectológica, psiquiátrica e ortopédica, além de exames como hemograma completo, glicemia em jejum, eletrocardiograma e radiografias.

Além disso, para a investidura no cargo, será exigida a apresentação de documentação pessoal, funcional e acadêmica, como documentos de identificação, certidões eleitorais e judiciais, comprovantes de escolaridade e registro profissional (quando aplicável), certidões civis, comprovantes de endereço, dados bancários e diversas declarações obrigatórias, incluindo bens, acumulação de cargos e antecedentes.

Novos servidores serão lotados em diversas cidades do estado e devem atuar em diferentes cargos na autarquia. Foto: Renato Beiruth/Detran

Para a presidente do Detran/AC, Taynara Martins, o momento representa um avanço significativo para a instituição e para a população. “A chegada de novos servidores é fundamental para o fortalecimento do Detran em todo o estado. Estamos falando de mais eficiência, mais agilidade e melhoria direta dos serviços prestados à sociedade acreana. Esse reforço no nosso quadro vai permitir ampliar atendimentos, qualificar ações e garantir que o cidadão seja cada vez melhor assistido”, destaca.

Segundo a gestora, o ingresso dos novos profissionais também reafirma o compromisso do governo com a valorização do serviço público e com políticas que impactam positivamente áreas essenciais, como a segurança viária, a educação no trânsito e a modernização dos processos administrativos do Detran.

Leia aqui o edital de convocação

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Curso gratuito oferece 500 vagas para jovens do Acre em busca do primeiro emprego

Kevin Souza

CNH Mais Barata: Ministro Denuncia Descumprimento de Lei Federal; Acre está entre os Estados Citados

Raimundo Souza

Hospital da Mulher e da Criança do Juruá celebra Agosto Dourado e Semana Mundial do Aleitamento Materno

Marcio Nunes

Festival da Macaxeira começa com concurso gospel no Horto Florestal em Rio Branco

Kevin Souza

Gestores do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública alinham estratégias de combate à criminalidade

Jamile Romano

HPV: Mais de 30 mil jovens devem ser imunizados contra vírus em Rio Branco, diz PNI

Jamile Romano