25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo do Acre leva cidadania a idosa de 114 anos com emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

Publicado em 26/04/2025

Em mais uma ação de cidadania, o governo do Acre, por meio do Instituto de Identificação da Polícia Civil, realizou nesta semana um atendimento especial que emocionou a todos. A equipe se deslocou até o seringal Baturité, na região de Sena Madureira, para emitir a 2ª via da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para a senhora Maria Justina da Silva, de impressionantes 114 anos de idade.

Emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) garante cidadania a idosa centenária em Sena Madureira. Foto: cedida.

O serviço, que exigiu logística e dedicação, foi considerado um gesto de amor e respeito ao próximo pela equipe do Instituto de Identificação de Sena Madureira. A iniciativa reforça o compromisso do governo estadual em garantir o direito à documentação para todos, independentemente da idade ou da localização geográfica.

“Essa é a missão da Polícia Civil do Acre: servir e proteger, promovendo cidadania e inclusão. Levar a nova carteira de identidade a dona Maria Justina, no meio da floresta, mostra que o nosso compromisso vai muito além dos centros urbanos”, destacou o delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Henrique Maciel.

Equipe do Instituto de Identificação durante atendimento a dona Maria Justina, de 114 anos, no seringal Baturité. Foto: cedida.

O Acre é destaque nacional na emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, ocupando o segundo lugar entre todos os estados brasileiros. Mais de 25% da população acreana, que é de aproximadamente 880 mil habitantes, já possui o novo documento. Ao todo, mais de 222 mil CINs já foram emitidas.

O diretor do Instituto de Identificação, Júnior César da Silva, também ressaltou a importância do trabalho realizado.”Estamos orgulhosos de levar dignidade à nossa população. A nova CIN padroniza a identificação em todo o território nacional e garante mais segurança ao cidadão, usando o CPF como número único. Esse avanço facilita a vida das pessoas e combate fraudes”, enfatizou.

A nova Carteira de Identidade Nacional, além de unificar o número de registro em todo o Brasil, torna o sistema de identificação mais seguro e moderno, dificultando tentativas de emissão de múltiplos documentos em diferentes estados.

O trabalho incansável do Instituto de Identificação e da Polícia Civil mostra que a cidadania está chegando cada vez mais longe, alcançando os lugares mais distantes e as pessoas mais especiais do Acre.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Operação Prófugo: Líder de organização criminosa do Acre é preso em João Pessoa

Jamile Romano

Onça-pintada morre após ser atropelada na BR-364, em Cruzeiro do Sul

Kevin Souza

Greve do INSS chega a mais de 100 dias sem acordo e atendimentos são feitos com agendamento em Rio Branco

Jamile Romano

MEC suspende processos de autorização para novos cursos a distância em 17 áreas; veja quais

Jamile Romano

Governo do Acre alcança 80% da construção da nova Ponte da Sibéria, em Xapuri

Raimundo Souza

Via Verde Shopping cria espaço sensorial para crianças autistas

Jamile Romano