25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeralPolítica

Governo do Acre lança seleção para o Programa Jovem Parlamentar Acreano 2025

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), em colaboração com a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), por meio da Escola do Legislativo Deputado Edson Cadaxo, e com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC), divulgou nesta quarta-feira, 15 de outubro, o edital da quarta edição do Programa Jovem Parlamentar Acreano (PJPA) 2025.

O principal intuito do projeto é incentivar a participação cidadã e fortalecer o senso crítico e político dos alunos do ensino médio da rede pública estadual. Os estudantes selecionados terão a oportunidade de vivenciar, por quatro meses, o cotidiano parlamentar na sede da Aleac, participando de discussões e aprendendo na prática como funciona o Poder Legislativo.

Conforme o edital nº 01/2025, esta edição abrangerá 24 escolas, sendo duas em Rio Branco, duas em Cruzeiro do Sul e uma em cada um dos demais municípios do estado. As instituições interessadas deverão realizar a inscrição entre os dias 15 e 22 de outubro, enviando redações elaboradas pelos alunos candidatos. O tema deve estar alinhado com um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

As produções textuais precisam ser inéditas, de autoria dos próprios estudantes, escritas à mão, com tamanho entre 20 e 30 linhas. Além disso, devem respeitar os direitos humanos e utilizar linguagem apropriada. A avaliação ficará a cargo de uma comissão composta por representantes da SEE e da Aleac. As unidades escolares com as melhores médias nas redações serão selecionadas, e o resultado será publicado no dia 28 de outubro, no site oficial da SEE e também no Diário Oficial do Estado.

Após a etapa de seleção das escolas, será realizada uma eleição interna em cada unidade, com apoio do TRE/AC, para escolher o aluno que representará a instituição no programa. A votação está prevista para o dia 11 de novembro, com uso de urnas eletrônicas nas escolas participantes.

Poderão concorrer estudantes regularmente matriculados na 1ª ou 2ª série do ensino médio, com frequência mínima de 75% e média escolar igual ou superior a 7,0. Durante o período de campanha, os candidatos poderão divulgar suas propostas por meio de panfletos e nas redes sociais, desde que respeitem as normas do edital, sem incitar discursos de ódio ou manifestações político-partidárias.

O resultado oficial da eleição será divulgado no dia 14 de novembro. A data da cerimônia de diplomação dos Jovens Parlamentares Acreanos será informada posteriormente.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Justiça acreana determina contratação de médicos para hospital de Xapuri

Jamile Romano

Equipe do governo se reúne para discutir ações para minimizar os impactos das enxurradas no Acre

Jamile Romano

TJAC alcança 200% no Índice de Atendimento à demanda de crimes ambientais

Jamile Romano

Estado garante aluguel social por 90 dias às famílias acampadas no hall da Assembleia Legislativa do Acre

Raimundo Souza

Governo entrega carteiras de habilitação pelo CNH Social, coletes e sanciona lei de isenção para mototaxistas

Marcio Nunes

Acre tem previsão de temperaturas altas e pancadas de chuva a tarde nesta quinta-feira (12), diz Censipam

Jamile Romano