24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre lança Projeto Agente Ambiental Mirim para conscientização de crianças e adolescentes

Como parte da programação do Mês do Meio Ambiente, o governo do Acre lançou, nesta segunda-feira ,16, na Escola Zuleide Pereira, o projeto Agente Ambiental Mirim. A iniciativa tem como objetivo conscientizar alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas  de Rio Branco, para que disseminem boas práticas de preservação ambiental em suas comunidades.

O Projeto Agente Ambiental Mirim é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), com apoio financeiro do Fundo Estadual de Meio Ambiente e Florestas (Femaf). O objetivo é promover ações de educação ambiental que abordem, de forma lúdica e participativa, os cuidados com o meio ambiente e a saúde pública.

A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), de Educação e Cultura (SEE), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Branco (Semeia).

A coordenadora da Educação Ambiental da Sema, Esmilia Medeiros, explica que o projeto prevê a realização de oficinas, palestras e atividades que abordarão temas como o descarte adequado do lixo, vigilância ambiental e ações de combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Na ocasião, os alunos da Escola Zuleide Pereira participaram de um circuito de atividades de educação ambiental que teve início com a exibição de um desenho animado sobre a dengue, assistido com o auxílio de óculos de realidade virtual, uma ação promovida pela SEE. Em seguida, participam do jogo “Caminhando pelo Acre”, que apresenta a história e a geografia do estado.

Após essa etapa, as crianças participaram do jogo da memória, que explica sobre a biodiversidade do Acre, seguido pelo circuito educativo do Procon, que incentiva o consumo consciente e práticas sustentáveis. Ao final do ciclo de atividades, todos os alunos recebem uma certificação de agente ambiental mirim.

Inicialmente, o projeto seguirá com atividades nas escolas da capital. Nesta terça-feira, 17, será a vez dos alunos da Escola de Ensino Fundamental I Maria Raimundo Balbino participarem da programação. Já na quarta-feira, 18, as ações ocorrerão na Escola Estadual de Ensino Fundamental Governador José Augusto. Após essa etapa, o projeto será levado ao interior do estado, marcando presença na ExpoJuruá, em Cruzeiro do Sul, entre os dias 1º e 6 de julho, e na ExpoAcre, em Rio Branco, de 26 de julho a 3 de agosto.

O QUE ELES DISSERAM

“O projeto Agente Ambiental Mirim tem um impacto promissor para o futuro, pois as crianças são justamente a geração responsável por construir o amanhã. A Sema coordena essas ações junto com outras secretarias para que o alcance seja efetivo e abrangente. Afinal, as mudanças climáticas já estão entre nós, e precisamos preparar essas crianças para que tenham consciência ambiental desde cedo e levem esses ensinamentos para a vida toda”, explica o diretor de Meio Ambiente da Sema, Erisson Cameli.

“As ações de educação ambiental são fundamentais para a saúde pública, pois, por meio da prevenção e da promoção, conseguimos evitar o aumento de casos de doenças, especialmente em nosso estado, durante períodos de maior incidência da dengue. Além disso, diversos estudos comprovam que quando essas ações são implantadas desde cedo, principalmente na infância, seus resultados são duradouros e de longo prazo.”, enfatiza o Assessor técnico do Departamento de Vigilância e Saúde da Secretária de Saúde (Sesacre), Marcos Malveira.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco luta contra o tempo para resolver problemas das ETAS e normalizar abastecimento de água na capital

Jamile Romano

Palestras no Senac alertam sobre hepatites virais no setor de beleza

Jamile Romano

Fórum de Bioeconomia da Amazônia 2025 destaca a industrialização da Amazônia acreana

Marcio Nunes

Socorro Neri propõe lei para criminalizar estelionato sentimental com penas de até oito anos

Jamile Romano

Motorista perde controle do carro e cai dentro de igarapé, em Rio Branco

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre intensifica ações da Deam durante a campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher

Redacao