25.3 C
Rio Branco
sábado, 27 de dezembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre intensifica monitoramento dos rios e auxilia famílias atingidas

Publicado em 27/12/2025

O governo do Estado do Acre, por meio da Defesa Civil Estadual e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), emitiu um alerta sobre a intensificação do período chuvoso na região. Nas últimas 24 horas, o volume de precipitação causou uma elevação rápida no nível dos principais mananciais.

Com monitoramento constante, Defesa Civil estadual e municipais seguem em alerta. Foto: José Caminha/Secom

Em Rio Branco, o Rio Acre registrou uma elevação rápida, de quase três metros nas últimas 24 horas mobilizando equipes de socorro para prestar assistência imediata às famílias atingidas.

Equipes do Corpo de Bombeiros auxiliam famílias atingidas. Foto: José Caminha/Secom

De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, Cel. Carlos Batista, a bacia do Rio Acre vem sendo monitorada, pois o nível das águas está subindo.

“Esta é uma subida muito rápida, provocada pela grande quantidade de chuvas em toda a calha do Rio Acre, desde Assis Brasil até a capital, passando por Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e a área rural de Capixaba”, explicou o Coronel.

Além do Rio Acre, a bacia do Rio Tarauacá também registrou índices pluviométricos acima da média, mantendo as equipes locais em estado de atenção.

A preocupação das autoridades não se restringe apenas aos grandes rios. O monitoramento foi estendido aos igarapés que cortam a capital, que costumam transbordar rapidamente e atingir áreas povoadas.

José Garcia falou sobre a situação e o apoio que recebe do CBMAC. Foto: José Caminha/Secom

Enquanto as equipes técnicas monitoram os níveis, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Acre vem ajudando moradores como o senhor José Garcia Rodrigues, de 65 anos, que reside em uma área de risco há oito anos.

“A alagação já chegou. Agora vou tirar minhas coisas para levar para a casa da minha filha. Quando a água baixar, eu volto”, conta o aposentado.

Ações são feitas integradas entre o Estado, as prefeituras e o Corpo de Bombeiros. Foto: José Caminha/Secom

Mesmo enfrentando problemas de saúde, ele destaca a importância do apoio que recebe: “Falei com os bombeiros e eles vieram ajudar. Todo ano a gente vai para o Parque de Exposições. Eles carregam as coisas para nós e a gente ajuda como pode”.

O Cel. Batista reforçou que a integração entre o Estado, as prefeituras e o Corpo de Bombeiros é total. O objetivo é garantir que os planos de contingência sejam executados com rapidez caso o nível dos rios atinja a cota de transbordo.

“O Estado está em alerta total e em contato direto com as coordenadorias municipais. Estamos preparados para atender as populações que moram em áreas de risco e nas regiões mais impactadas”, garantiu o coordenador.

 

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Capotamento em ramal de Xapuri deixa um morto e vários feridos, incluindo uma criança

Kevin Souza

Polícia Civil do Acre alerta população sobre golpes aplicados por estelionatários no estado

Raimundo Souza

Em nota, prefeito Tião Bocalom presta solidariedade à família do ex-deputado Flaviano Melo; “Era um acreano que amava e se dedicava a sua terra e à sua gente”

Marcio Nunes

Após pedido do MPAC, professor acusado de abusar sexualmente de estudantes é preso em Acrelândia

Jamile Romano

Saneacre celebra melhorias no setor de saneamento em 2024, com projeção nacional no enfrentamento sustentável de cheias e secas

Raimundo Souza

Culinária e produtos turísticos do Acre atraem público na Feira Internacional de Turismo de Gramado, na Serra Gaúcha

Raimundo Souza