24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre institui Pacto Estadual de Prevenção aos Feminicídios

Atualizada em 16/07/2024 09:45

Com o objetivo de prevenir todas as formas de discriminação, misoginia e violência de gênero contra as mulheres, por meio da implementação de ações intersetoriais, com enfoque na perspectiva de gênero e suas interseccionalidades, o governo do Acre instituiu o Pacto Estadual de Prevenção aos Feminicídios, tendo como presidência do Comitê Gestor a Secretaria de Estado da Mulher (Semulher). O decreto foi publicado na sexta-feira, 12, no Diário Oficial do Estado.

As ações governamentais serão implementadas com o propósito de prevenir as mortes violentas de mulheres em razão da desigualdade de gênero, garantindo os direitos e o acesso à Justiça às mulheres em situação de violência e aos seus familiares. O pacto será um instrumento de articulação, organização, dispondo das diretrizes das políticas que serão aplicadas.

O Pacto Estadual de Prevenção aos Feminicídios será implementado em articulação com os seguintes órgãos, entidades e poderes, entre outros:

  • Conselho Estadual dos Direitos da Mulher;
  • Tribunal de Justiça do Estado;
  • Ministério Público Estadual;
  • Defensoria Pública do Estado;
  • Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre;
  • Assembleia Legislativa do Estado;
  • Secretarias ou organismos responsáveis pelas políticas para mulheres dos municípios que aderirem ao Pacto Estadual de Prevenção aos Feminicídios;
  • Colegiados de secretarias municipais de segurança pública, de saúde, de assistência social, de educação e congêneres;
  • Organismos internacionais;
  • Organizações da sociedade civil.

A gestão será presidida pela Semulher, órgão colegiado de caráter deliberativo, que tem por objetivo articular, formular, implementar, monitorar e avaliar as ações governamentais que integram o Pacto Estadual de Prevenção aos Feminicídios.

O Comitê Gestor também será composto por representantes da Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi) e Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan).

“Essa ação do governo mostra o comprometimento em cuidar efetivamente das meninas e mulheres dos 22 municípios do Acre. É um passo importante para criarmos, articularmos e implementarmos, de forma ativa, ações em benefício delas e que combatam o feminicídio. O enfrentamento à violência contra a mulher é um trabalho que já vem sendo realizado pela Semulher, e agora poderemos ampliar nosso alcance, em parceria com as demais secretarias e órgãos de apoio”, ressaltou a titular da Semulher, Márdhia El-Shawwa.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Crianças e idosos agitaram a terceira noite de folia na frente da prefeitura

Marcio Nunes

Baixa do Rio: Mais de 300 pessoas atintigos pela cheia retornam para casa

Jamile Romano

Rio Branco alcança mais de 30 mil clientes cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica

Jamile Romano

Mais de 147 mil alunos de escolas públicas do Acre devem ser vacinados

Jamile Romano

Operação Demérito: CGU e PF realizam operação contra servidores da secretaria de habilitação do Acre

Marcio Nunes

Empreendedor transforma influência digital em negócio com apoio do Sebrae

Jamile Romano