25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre inicia oficina de implementação do orçamento sensível ao gênero

Publicado em 11/09/2025

O governo do Acre, por meio das secretarias de estado da Mulher (Semulher) e Planejamento (Seplan), deu início na manhã desta quinta-feira, 11, à oficina de formação para continuidade da implementação do Orçamento Sensível ao Gênero no Estado Acre. O encontro foi realizado no auditório da Semulher, em Rio Branco, e contou com a presença de representantes de diversos órgãos.

A oficina conta com a presença da consultora de orçamentos, fiscalização e controle do Senado Federal, Rita de Cássia dos Santos. Durante a abertura, o coordenador do Programa Planejamento e Orçamento da Fundação Tide Setubal, Tiago Marin, destacou a relevância da parceria com o governo do Acre, que chega ao seu segundo ano. “O Acre avançou de forma significativa nesse processo, com uma metodologia robusta que já serve de referência para outros estados e municípios. Essa parceria é estratégica não apenas para o estado, mas também porque inspira outras regiões a promoverem iniciativas comprometidas com o fim das desigualdades de gênero”, afirmou. Tiago aproveitou o momento para homenagear a colega Roseli Faria, que faleceu recentemente, pedindo um minuto de silêncio em sua memória.

A secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, destacou o pioneirismo do Acre na implementação do Orçamento Sensível ao Gênero e ressaltou a importância da parceria com especialistas que vêm fortalecendo o trabalho no estado. Ela lembrou os avanços já alcançados, mencionou os desafios cotidianos enfrentados pelo comitê e reforçou que o compromisso do governo é dar continuidade a esse processo, garantindo que o orçamento reflita as necessidades das mulheres e da sociedade como um todo.

“As dúvidas e debates fazem parte da caminhada, mas estamos avançando e servindo de referência para outros estados e até mesmo países. O Acre é o primeiro estado a ter um orçamento sensível ao gênero e isso demonstra nosso compromisso em transformar o modo como as políticas públicas são planejadas e executadas”, afirmou a secretária.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Calendário de feriados e pontos facultativos em 2025 no Acre é divulgado; confira

Jamile Romano

Prefeito de Rio Branco Tião Bocalon: As ações não param!

Raimundo Souza

Com “cirurgia do século”, Fundhacre avança na ortopedia e passa a ofertar prótese de quadril pelo SUS

Raimundo Souza

Confira o que funciona e o que permanece fechado durante o Carnaval em Rio Branco

Raimundo Souza

Acre cria 845 empregos formais em setembro, com destaque para serviços e comércio

Redacao

Após aprovação da Câmara; Bocalom terá R$ 2,2 bilhões para 2024

Marcio Nunes