24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre inaugura o primeiro Ambulatório de Sexualidade da Região Norte

O governo do Estado do Acre deu mais um passo importante no fortalecimento da saúde da mulher. Por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), foi inaugurado o primeiro Ambulatório de Sexualidade da Região Norte, um serviço inédito que passa a funcionar em Rio Branco, com foco no acolhimento e tratamento de disfunções sexuais femininas.

O ambulatório funciona no Serviço de Atendimento Ambulatorial Especializado (SAAE) da Fundhacre de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, com acolhimento especializado e integrado a outros serviços ambulatoriais da unidade. O serviço é voltado para mulheres que enfrentam dificuldades durante a vida sexual e oferece acompanhamento para casos como: baixa libido, anorgasmia (ausência de orgasmo), dor pélvica, ressecamento vaginal, vaginismo, vulvodínia e outras disfunções que impactam diretamente o bem-estar físico e emocional.

Para ter acesso ao ambulatório, a paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima e solicitar encaminhamento médico para atendimento especializado.

A presidente da Fundhacre, Sóron Steiner, destaca o impacto positivo da ação: “O ambulatório trará mais confiança às mulheres que utilizam os serviços da Fundação. Com o apoio da Sesacre e o envolvimento dos profissionais, continuaremos desenvolvendo projetos que elevem a autoestima, promovam dignidade e garantam o cuidado integral às mulheres do nosso estado”.

Já a médica ginecologista e sexóloga Camila Amorim, que coordena o ambulatório, reforça que a sexualidade é parte fundamental da saúde e do bem-estar da mulher. “Durante muito tempo, os problemas relacionados ao desejo, dor ou prazer foram invisibilizados, tratados como tabu ou simplesmente ignorados. Com a criação do Ambulatório de Sexualidade, abrimos um espaço de escuta, acolhimento e tratamento especializado, onde cada mulher pode se sentir segura para falar sobre suas dificuldades sem medo ou julgamento. Nosso objetivo é promover mais qualidade de vida, autonomia e dignidade para todas as pacientes”, afirmou.

O diretor de Assistência da Fundhacre, Ádalo Lima, também ressaltou a relevância do serviço: “É um espaço de escuta, acolhimento e cuidado. Muitas vezes, as disfunções sexuais são silenciadas por vergonha ou desconhecimento, mas impactam profundamente a saúde física e emocional das mulheres. Com essa iniciativa, garantimos que elas possam ser ouvidas e tratadas com o respeito e a atenção que merecem”.

O novo ambulatório reforça o compromisso da gestão estadual com uma saúde pública mais humanizada, acessível e sensível às necessidades específicas da população.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sesacre promove capacitação sobre manejo de pacientes vítimas de queimaduras

Redacao

Com mais de R$2 milhões em investimentos, governo entrega materiais para a Fundação Hospital Estadual do Acre e Oficina Ortopédica

Jamile Romano

Confira o que funciona e o que fecha no feriado do Dia do Trabalhador no Acre

Jamile Romano

Polícia Civil desarticula quadrilha que assaltava motoristas de aplicativo em Rio Branco

Kevin Souza

Expoacre se consolida como garantia de renda extra para vendedores ambulantes

Raimundo Souza

Juíza acreana Andrea Brito é convidada para integrar equipe do novo presidente do STF e CNJ

Kevin Souza