24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre fortalece políticas para a pessoa idosa na regional do Alto Acre


Visando fortalecer as políticas públicas voltadas à população idosa do Acre, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), realizou uma série de encontros nos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Capixaba, entre os dias 2 e 6 de junho. As visitas ocorreram nas secretarias municipais de Cidadania e Assistência Social e nas prefeituras da região, com o objetivo de reforçar a atuação dos conselhos municipais e promover sua reativação, além da realização da Conferência Regional da Pessoa Idosa.

A agenda começou por Assis Brasil na segunda-feira, 2. O encontro entre o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e o Estado teve como foco principal alinhar a realização da conferência, marcada para o dia 18 de julho, bem como fortalecer as políticas públicas para o segmento em toda a região,  além de discussões sobre a reativação dos conselhos municipais, fundamentais para garantir a participação social e o acompanhamento das políticas públicas em cada localidade.

A secretária de Assistência Social de Assis Brasil, Ana Claudia Gonçalves, destacou que o município será sede da primeira conferência regional da pessoa idosa do Alto Acre, que abrangerá ainda os municípios de Epitaciolândia, Brasileia e Xapuri. “Vamos fortalecer os vínculos, os conselhos e mostrar a importância de ter um conselho ativo no município”, afirmou.

Como parte do compromisso com a proteção social, também foram realizadas ações humanitárias nos abrigos que acolhem migrantes. Em Assis Brasil, foram entregues 25 peças de agasalhos, e em Epitaciolândia, 26 peças, para minimizar os impactos do frio sobre as pessoas em situação de vulnerabilidade.

A diretora de Direitos Humanos da SEASDH, Joelma Pontes, enfatizou que essa é uma ação solidária com foco na dignidade humana: “É um gesto de acolhimento, especialmente para os migrantes que enfrentam o frio e vêm de tão longe. Entregar esses agasalhos é reconhecer a urgência de políticas públicas voltadas à proteção social, ao combate à xenofobia e à inclusão”.

Na terça-feira, 3, a equipe da SEASDH esteve no município de Brasileia, realizando visitas ao Centro do Idoso e à Casa Lar de Acolhimento dos Idosos. A titular da pasta em Brasileia, Suly Guimarães, parabenizou a secretária estadual e vice-governadora, Mailza Assis, pela iniciativa.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura leva atendimento odontológico às comunidades carentes, através do Programa “Produzindo Sorrisos”

Marcio Nunes

Gladson participa ao lado de Zema da formação de cadetes do Acre

Jamile Romano

Brasileia enfrenta a pior cheia já registrada na história

Jamile Romano

Após cheia histórica, Brasiléia recebe mais de R$ 1,7 milhão para restabelecimento de prédios públicos

Jamile Romano

População rio-branquense reconhece trabalho de limpeza realizado pela prefeitura na capital

Jamile Romano

Mesmo no recesso, escolas estaduais seguem abertas para servir refeições

Jamile Romano