22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre fortalece políticas para a pessoa idosa na regional do Alto Acre

Publicado em 06/06/2025


Visando fortalecer as políticas públicas voltadas à população idosa do Acre, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), realizou uma série de encontros nos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Capixaba, entre os dias 2 e 6 de junho. As visitas ocorreram nas secretarias municipais de Cidadania e Assistência Social e nas prefeituras da região, com o objetivo de reforçar a atuação dos conselhos municipais e promover sua reativação, além da realização da Conferência Regional da Pessoa Idosa.

A agenda começou por Assis Brasil na segunda-feira, 2. O encontro entre o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e o Estado teve como foco principal alinhar a realização da conferência, marcada para o dia 18 de julho, bem como fortalecer as políticas públicas para o segmento em toda a região,  além de discussões sobre a reativação dos conselhos municipais, fundamentais para garantir a participação social e o acompanhamento das políticas públicas em cada localidade.

A secretária de Assistência Social de Assis Brasil, Ana Claudia Gonçalves, destacou que o município será sede da primeira conferência regional da pessoa idosa do Alto Acre, que abrangerá ainda os municípios de Epitaciolândia, Brasileia e Xapuri. “Vamos fortalecer os vínculos, os conselhos e mostrar a importância de ter um conselho ativo no município”, afirmou.

Como parte do compromisso com a proteção social, também foram realizadas ações humanitárias nos abrigos que acolhem migrantes. Em Assis Brasil, foram entregues 25 peças de agasalhos, e em Epitaciolândia, 26 peças, para minimizar os impactos do frio sobre as pessoas em situação de vulnerabilidade.

A diretora de Direitos Humanos da SEASDH, Joelma Pontes, enfatizou que essa é uma ação solidária com foco na dignidade humana: “É um gesto de acolhimento, especialmente para os migrantes que enfrentam o frio e vêm de tão longe. Entregar esses agasalhos é reconhecer a urgência de políticas públicas voltadas à proteção social, ao combate à xenofobia e à inclusão”.

Na terça-feira, 3, a equipe da SEASDH esteve no município de Brasileia, realizando visitas ao Centro do Idoso e à Casa Lar de Acolhimento dos Idosos. A titular da pasta em Brasileia, Suly Guimarães, parabenizou a secretária estadual e vice-governadora, Mailza Assis, pela iniciativa.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Aleac suspende sessão desta quinta-feira para realização de manutenção tecnológica

Jamile Romano

OAB/AC inicia programação do Mês da Mulher Advogada com transmissão simbólica da presidência

Jamile Romano

‘Portas Abertas’: a jornada de um jovem de 19 anos que cumpriu medidas socioeducativas e abriu o próprio negócio com apoio e capacitação ofertados pelo governo

Raimundo Souza

Acre apresenta redução de 16% nos alertas de desmatamento no primeiro semestre de 2025

Jamile Romano

Acre participa de debate sobre políticas públicas para o enfrentamento às mudanças climáticas

Jamile Romano

Secretaria Municipal de Educação forma coordenadores pedagógicos das escolas de ensino fundamental

Marcio Nunes