25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo do Acre fortalece cobertura vacinal em áreas de difícil acesso com a Operação Gota 2025

Publicado em 09/09/2025

O governo do Estado do Acre, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com o Ministério da Saúde e o Ministério da Defesa, executa, entre os dias 29 de agosto e 16 de setembro, a Operação Gota 2025, considerada uma das mais relevantes estratégias nacionais de imunização voltadas a populações em áreas de difícil acesso.

A iniciativa contempla 49 comunidades distribuídas em 8 municípios acreanos: Sena Madureira, Xapuri, Tarauacá, Feijó, Jordão, Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, assegurando a aplicação das vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação e reafirmando o princípio da equidade no Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o balanço parcial da Sesacre, até o dia 8 de setembro já foram atendidas 2.116 pessoas e aplicadas 4.593 doses de vacinas em localidades tradicionalmente afastadas dos centros urbanos, onde o deslocamento até uma unidade de saúde representa um desafio para as famílias.

O secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, enfatizou a dimensão social da ação: “Cada dose aplicada na Operação Gota representa muito mais do que uma vacina: é a prova de que o Governo do Acre está presente até nas regiões mais distantes, garantindo cuidado, esperança e o direito à saúde para todos. Com o apoio do Ministério da Saúde, da Força Aérea Brasileira, das prefeituras e da dedicação incansável dos nossos profissionais, mostramos que nenhuma barreira geográfica é maior do que o compromisso de proteger a vida da nossa população.”

Secretário de Saúde Pedro Pascoal. Foto: Diego Gurgel/Secom.

A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunizações (PNI) no Acre, Renata Quiles, destacou que a operação representa a superação de barreiras logísticas em nome da saúde pública.

“A Operação Gota reafirma o compromisso do Estado em garantir o direito à saúde, mesmo nas localidades mais distantes. Essa é uma oportunidade de manter em dia a cobertura vacinal e proteger nossas populações contra doenças imunopreveníveis. A cada missão, reforçamos que nenhuma barreira natural é maior do que a nossa determinação em cuidar das pessoas”, enfatizou.

Equipe em deslocamento para atender a população. Foto: cedida

A execução da Operação Gota envolve a utilização de aeronaves da Força Aérea Brasileira, embarcações e transporte terrestre, em uma complexa logística que se soma às dificuldades de comunicação em áreas remotas. Apesar dos obstáculos, a dedicação dos profissionais é movida pela certeza de que cada dose representa proteção e esperança.

O coordenador municipal do PNI em Xapuri, Durval Castello, relatou a experiência de integrar a equipe: “O que mais me emociona é estar presente nessas regiões de difícil acesso, levando saúde e cumprindo um papel essencial para a sociedade. Com o apoio dos agentes comunitários de saúde conseguimos viabilizar a imunização e garantir mais qualidade de vida”, afirmou.

Durval Castello participou dando apoio à operação no município de Xapuri. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

Moradora da comunidade Itapissuma, no município de Xapuri, Francilene Vieira levou a filha para se vacinar e destacou a relevância da ação.

“Nem sempre temos condições de ir até a cidade para vacinar nossos filhos. Quando a equipe chega aqui, sentimos esperança e segurança, porque sabemos que nossos direitos estão sendo garantidos. A vacina é muito importante para proteger a saúde das crianças e de todos nós, que vivemos nessas regiões mais afastadas”, relatou.

Essa foi a primeira vez que Francilene leva a filha para participar da ação em seu município. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

Estratégia consolidada de saúde pública

A Operação Gota é fruto de um termo de cooperação entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Defesa, sendo operacionalizada pela Força Aérea Brasileira (FAB), em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde. Trata-se de uma política pública consolidada, cujo objetivo é garantir a manutenção da cobertura vacinal em localidades isoladas, prevenindo surtos de doenças imunopreveníveis e assegurando a universalidade do SUS.

No Acre, a operação representa não apenas o esforço logístico para vencer rios, florestas e estradas de difícil acesso, mas também a reafirmação de um compromisso fundamental: assegurar que a saúde chegue a todos os cidadãos, independentemente de sua localização geográfica.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Equipe de transição da prefeitura de Rio Branco se reúne visando transparência da atual gestão

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco traça Plano de Contingência prevendo cenário de alagação do Rio Acre

Marcio Nunes

Com presença do governador, Rio Branco sedia encontro do Sistema Brasileiro de Inteligência

Marcio Nunes

Segundo programa do Amazonoticias recebe elogios de tespetcadores da TV Rio Branco e apoio dos internautas

Kevin Souza

Santuário de São Peregrino promove Seminário Mulheres em Oração

Jamile Romano

Maioria dos deputados do Acre vota a favor de medida que pode reduzir pena de Bolsonaro

Kevin Souza