23.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo do Acre formaliza protocolo de intenções com OCB e o Sescoop para promover desenvolvimento sustentável no estado

Atualizada em 08/09/2024 18:44

Em um passo importante para fortalecer as políticas de sustentabilidade no Acre, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), formalizou um protocolo de intenções com o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado (OCB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Acre (Sescoop-AC). O documento foi assinado neste sábado, 7, no Parque de Exposições, durante a Expoacre, em Rio Branco.

A iniciativa visa estabelecer uma colaboração estratégica entre a Sema, OCB e Sescoop para potencializar a capacidade de estruturação e implementação de projetos de desenvolvimento sustentável no estado, focando na proteção do meio ambiente e no incentivo à sustentabilidade rural.

Sema formaliza protocolo de intenções com a OCB e o Sescoop que visa fortalecer o desenvolvimento sustentável no estado. Foto: Carina Castelo Branco/Sema

Segundo a secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, o objetivo do protocolo é fortalecer o compromisso do estado com a preservação e conservação ambiental aliado ao desenvolvimento econômico sustentável, uma das prioridades do governo.

“Acreditamos que o desenvolvimento sustentável é o caminho para proteger nosso meio ambiente, garantindo, ao mesmo tempo, que nossas comunidades rurais possam crescer de maneira responsável. A cooperação com a OCB e o Sescoop fortalece ainda mais nossa política de regularização ambiental e gestão dos recursos naturais, alinhada às melhores práticas nacionais e internacionais”, destacou a gestora.

O protocolo também busca promover a regularização ambiental de propriedades e posses rurais familiares, implantar sistemas de rastreabilidade de produtos e serviços, além de desenvolver mecanismos de pagamento por serviços ambientais (PSA), que recompensam produtores pelas boas práticas de conservação ambiental.

A secretária de Meio Ambiente do Acre, Julie Messias, disse que objetivo do protocolo é fortalecer o compromisso do estado com a preservação e conservação ambiental aliado ao desenvolvimento econômico sustentável. Foto: Caroline Félix/Sema

Julie Messias ressaltou a necessidade de avançar nas políticas públicas ambientais, especialmente diante dos desafios climáticos e da segurança alimentar.

“Precisamos cuidar do meio ambiente e, ao mesmo tempo, garantir a qualidade alimentar das pessoas. Devemos inovar nos mecanismos de produção e buscar alternativas que assegurem tanto a conservação quanto a produção sustentável. Esse protocolo é um guarda-chuva para uma série de atividades, desde a regularização ambiental gratuita até a implementação de sistemas agroflorestais (SAFs) em áreas de pequenos produtores, com foco no zoneamento econômico e ecológico do estado”, explicou.

Valdemiro Rocha destacou a importância da parceria com a Sema para impulsionar práticas sustentáveis entre cooperativas do Acre. Foto: Caroline Félix/Sema

O presidente da OCB e do Sescoop-AC, Valdemiro Rocha, destacou a importância da parceria com a Sema para o fortalecimento das cooperativas na agenda ambiental do estado, tanto no meio urbano quanto no rural.

“A formalização dessa parceria nos permitirá desenvolver diversas ações, especialmente nas áreas de responsabilidade social e ambiental, regularização ambiental e recomposição de áreas degradadas. Vamos somar esforços, utilizando nossa infraestrutura, equipamentos e recursos humanos de maneira sustentável”, afirmou Valdemiro Rocha.

Atualmente, o Sistema OCB no Acre conta com 54 cooperativas ativas e regulares, representando cerca de 40 mil cooperados.

Secretária adjunta de Assistência Social e Direitos Humanos, Amanda Vasconcelos, reforça o compromisso com a alimentação de qualidade e sua relação com o meio ambiente. Foto: Caroline Félix/Sema

A secretária adjunta de Assistência Social e Direitos Humanos, Amanda Vasconcelos, parabenizou o governo e destacou que Julie Messias tem demonstrado que é possível conciliar conservação ambiental com produção sustentável.

“Nossa participação será focada em promover uma alimentação de qualidade, o que está diretamente relacionado ao meio ambiente e às políticas públicas que incentivam a alimentação saudável. A secretária Julie Messias tem sido uma gestora que tem mostrado que conservação e preservação podem caminhar junto com a produção sustentável”, disse Amanda Vasconcelos.

Luiz Gonzaga, presidente da Aleac, elogiou a parceria entre e cooperativas, ressaltando a importância para a geração de renda aos produtores. Foto: Caroline Félix/Sema

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Luiz Gonzaga, também parabenizou a secretária Julie Messias e a OCB pela parceria, reforçando a importância da colaboração entre o estado e as cooperativas.

“As cooperativas desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do nosso estado. A atuação da Sema na política de reflorestamento, em apoio aos cooperados, é essencial para gerar renda aos produtores”, destacou Luiz Gonzaga.

Documento foi assinado neste sábado, 7, no Parque de Exposições, durante a Expoacre, em Rio Branco. Foto: Carina Castelo Branco

Também estiveram presentes na assinatura do protocolo o procurador do estado Paulo Jorge Santos, representando a Procuradoria Geral do Estado; Alana Albuquerque, presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon-AC); Jorge Melo de Lima, diretor de produção da OCB; Rodrigo Fornek, gerente de desenvolvimento de cooperativas; e Assuero Veronez, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Grupo Arasuper inaugura segunda loja Aramix na Vila Acre e oferece mais uma opção de atacado e varejo em um só lugar

Marcio Nunes

Justiça condena professora por maus-tratos a aluno ­com autismo no interior do Acre

Jamile Romano

Acreanas que foram traficadas por homem na Bolívia e eram “escravas sexuais” são resgatadas

Jamile Romano

Mercado de Biojóias será destaque do Sebrae no painel “Amazônia que Eu Quero”

Marcio Nunes

Governo do Acre nomeia 11 novos defensores públicos aprovados em concurso; confira os nomes

Jamile Romano

Um mês de calamidade: a cronologia dos alertas da tragédia no RS

Raimundo Souza