23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre e TRE promovem ação especial para emissão da Carteira de Identificação Nacional para pessoas com TEA

Publicado em 03/04/2025

Em alusão ao Abril Azul, campanha de conscientização sobre o transtorno do espectro autista (TEA), o Instituto de Identificação da Polícia Civil, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), promoverá uma ação especial para emissão da Carteira de Identificação Nacional (CIN) voltada para crianças e adolescentes com TEA.

A iniciativa ocorrerá nesta sexta-feira, 4, das 8h às 17h, na sede do TRE-AC. O atendimento será exclusivo para aqueles que realizarem agendamento prévio pelos telefones (68) 3212-6249 ou 3212-6250. A previsão é de que cerca de 80 pessoas sejam atendidas durante o evento.

A primeira via da Carteira de Identificação Nacional será emitida de forma gratuita. Já a segunda via terá um custo de R$ 111,77. Para obter a identidade, é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Para quem tem CPF: Certidão de nascimento ou casamento, CPF regular, comprovante de endereço ou declaração no local, nome e CPF do responsável (para menores) e telefone para contato.
  • Para quem não tem CPF: Certidão de nascimento ou casamento, comprovante de endereço ou declaração no local, documento de identidade do responsável, CPF do responsável e telefone para contato.

O diretor do Instituto de Identificação, Júnior César da Silva, destacou a importância da ação para a inclusão e garantia de direitos às pessoas com TEA. “Nosso objetivo é proporcionar mais acessibilidade e dignidade a esse público, garantindo que tenham sua documentação de forma facilitada. Sabemos das dificuldades enfrentadas pelas famílias e queremos tornar esse processo o mais tranquilo possível”, afirmou.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Rio Acre registra nível de 1,49m nesta sexta-feira, aponta Defesa Civil

Kevin Souza

TJAC promove reunião para oportunizar trabalho para remição de pena de reeducandas

Jamile Romano

Iapen apresenta avanços da Justiça Restaurativa no sistema prisional acreano durante 1º encontro estadual

Raimundo Souza

Censipam prevê tempo instável e chance de temporais nesta segunda-feira (16) no Acre

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco faz monitoramento de fogo em Aterro de Inertes na capital

Marcio Nunes

Governador Gladson Cameli entrega novos títulos definitivos a entidades religiosas e alcança marca de quase 11 mil regularizações fundiárias em sua gestão

Jamile Romano